terça-feira, 21 de novembro de 2017

O que é o Enduro?

A origem da primeira bicicleta é algo muito debatido e existem várias teorias. Desde um projeto chinês de 2500 anos, passando por Leonardo da Vinci até o alemão Karl von Drais que, em 1817, desenhou o que muitos consideram ser a primeira bicicleta do mundo, a Draisiana.
Sendo esta a teoria mais aceita, em 2017 comemoramos 200 anos de invenção da nossa querida bike.
Desde seu nascimento, a evolução das bicicletas foi incrível. Nos últimos 15 anos, o emprego de novos materiais como carbono, alumínio e até plástico transformou completamente tanto a aparência quanto o desempenho das "magrelas".

Temos hoje bicicletas que atendem uma vasta gama de público e finalidades. Do lazer ao trabalho. Pensando em esporte, as bicicletas foram divididas em inúmeras categorias com características marcantes e completamente diferentes entre si.

Uma das categorias novas e que mais cresce no mundo é o Enduro.
O enduro cresce entre os ciclistas, pois consegue reunir tanto desafios técnicos durante as decidas quanto desafios físicos nas subidas, já que, ao contrário do DownHill, o atleta não será levado ao topo das montanhas por um teleférico ou um caminhão para só descer. No Enduro o trajeto é feito pedalando sempre.

Uma boa trilha de enduro reúne obstáculos naturais nas decidas como pedras, raízes e buracos deixando as trilhas mais excitantes. Os endureiros precisam combinar técnica e preparo físico para conseguirem completar todo o trajeto que normalmente gira em torno de 40 km.


As bicicletas de Enduro são desenhadas para ter um excelente desempenho nas descidas e um desempenho satisfatório nas subidas. Sua principal característica é possuir duas suspensões: a traseira (shox) e a dianteira que variam de 140 a 180 mm de tamanho.


Outro acessório fundamental para quem pratica o enduro é o dropper seatpost. Um dispositivo que quando acionado pode baixar o banco automaticamente e com isso ajudar no posicionamento do atleta sobre a bike durante as decidas e, quando solicitado, rapidamente voltar o selim à posição original, fundamental para o atleta em uma subida.



O Enduro é considerado por muitos como a modalidade mais completa já que exige um nível técnico elevado para passar pelos obstáculos nas decidas e um ótimo preparo físico para conseguir manter o desempenho também nas subidas. Muitos atletas de outras modalidades como XC, XCO (ver quadro) ou mesmo Speed (bicicletas de estrada) já confessaram que praticam enduro como modalidade de treino para melhorarem em suas categorias.

A região de Campinas e Jundiaí é rica em trilhas com diversos níveis técnicos que agradam dos iniciantes aos profissionais. Diversos campeonatos já foram disputados nas trilhas de Joaquim Egídio. No Parque Ecológico é possível desfrutar de alguns trechos técnicos bem interessantes. Lá é ideal para quem quer começar na modalidade;

O quadro abaixo ilustra as principais modalidades do MTB e suas características mais marcantes.

MTB - Mountain Bike
Modalidade Características da Bike Características da Trilha
XC - Cross Country Leves
1 suspensão de até 120 mm
Longas (acima de 50 km)
Estrada de terra
Pouco ou nenhum obstáculo
XCO - Cross Country Olímpico Leves
Geralmente 1 suspensão de até 120 mm
Provas em circuitos de terra
Presença de obstáculos como pedras e buracos
Enduro Bikes mais pesadas (a partir de 12kg
2 suspensões de pelo menos 140 mm
Dropper seatpost
Distância variável, mas normalmente até 45 km
Trilhas dentro de fazendas com obstáculos naturais de todo o tipo
Uso de joelheiras e capacetes fechados
DownHill

Bikes pesadas (entre 16 e 20 kg)
2 suspensões de longo curso (acima de 200 mm)
Banco sempre baixo


Pistas confeccionadas com rampas, muitas pedras e raízes
Uso de joelheiras e capacetes fechados
Essa é uma bicicleta de XC, também conhecida como "hard tail"
E essa uma de DownHill, ou simplesmente, DH
Como todo o esporte radical, o Enduro oferece risco real à saúde do atleta em caso de quedas e por isso é fundamental o uso de equipamentos de proteção como capacete, luvas e joelheiras. O que é unânime entre seus praticantes é que a diversão é 100% garantida

Nenhum comentário :