sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Lance Armstrong perde seus 7 títulos do Tour de France


A notícia está bombando em todos os cantos. Um dos maiores ídolos do ciclismo mundial desiste da sua batalha contra a USADA (US Anti Doping Agency), que o acusa de doping através do uso de esteroides e transfusões de sangue.
Pessoalmente não sei julgar, não acompanhei o caso e não consigo dizer se ele é culpado ou não. Apesar da desistência da briga com a agência, Lance alega inocência.
O fato é que todos sabemos o quanto é difícil melhorar a performance nos esportes, seja esse esporte praticado como trabalho com dedicação integral, ou aquele hobby de final de semana.
Para diminuir 1 segundo na corrida, melhorar a média em 1 km/h ou pular 1 cm mais alto quando se já está próximo do limite pessoal, é necessário um esforço enorme. Muito maior que o para chegar até este patamar! É uma progressão geométrica e acaba frustrando o atleta profissional ou mesmo o "atreta" de fim de semana.
Não é fato desconhecido que muita gente usa atalhos para atingir um objetivo mais difícil seja ele no esporte, no amor ou no trabalho. O que vale lembrar é que atingir um objetivo "a qualquer custo" tem um preço e como nos filmes em que o mocinho(a) vende a sua alma ao diabo, em algum momento, esse preço será cobrado. Será que estamos preparados para pagá-lo? ou pior, para viver depois?

Nenhum comentário :