domingo, 7 de abril de 2013

Teste Spark 960

Esse fim de semana foi dia de fazer um test drive com uma Spark 960 29".
Ela possui um grupo SLX com freios hidráulicos Alivio.
Suspensão traseira X-Fusion e dianteira Rock Shox XC 30, ambas de 100 mm... imagina a diferença que senti das minhas de 150 mm!!!
Por isso, resolvi fazer a trilha da Sta Lydia que não tem muitos desafios e ao mesmo tempo não é um simples estradão. Assim daria para sentir um pouco mais a nova geometria.
O problema é que cometi alguns erros e vou relatá-los para que ninguém os repita. Esse erros acabaram comprometendo a minha impressão e por isso o teste vai precisar ser refeito!!! :p
Primeiro erro: Eu não chequei a calibragem das suspensões. Por ser uma bike de teste, essa parte deve estar completamente desregulada... resultado, na trilha o amortecedor traseiro estava dando quase final de curso e com medo de estragar alguma coisa, tive que permanecer com ele travado quase o tempo todo. Só isso já seria motivo para refazer o pedal!!! o problema é que os erros não acabaram por aí!
Segundo erro: Sempre que você for testar uma bike, leve o seu banco. Usar um banco novo com uma bike nova, é receita para se dar mal. Acabei não me adaptando ao banco original da Scott e com isso o desconforto foi grande e mais um ponto para invalidar o teste e as impressões pessoais.
Terceiro erro: A bike veio com pedais normais e eu não ando com um assim a pelo menos uns 5 anos... então quase cai duas vezes por estar com o pé solto.
Resultado, vou ter que pedalar novamente com ela!
O pouco que consegui perceber foi que a geometria apesar de race, não compromete tanto quanto eu imaginava o estilo All Mountain... achei que seria bem pior e não foi.
Outra coisa que não notei foi a famosa "falta de agilidade" das 29"... tudo bem que nossa trilha foi super light, mas depois de uns 5 minutos de pedal, realmente esqueci que estava andando de 29".
Nos poucos trechos que soltei a suspensão X-Fusion E1-RL, pouco conhecida da galera, ela se comportou super bem... mesmo quase dando final de curso, ela amorteceu os solavancos e o lock dela realmente muda o humor da bike. Nas subidas, graças ao pé de vela mais projetado para frente que as bikes de All Mountain, o desempenho foi realmente melhor!
Quando fizer o próximo passeio, publico impressões mais claras a respeito!
Olha como ela vai voltar pro dono!
Isso tudo aconteceu no domingo!
No sábado, depois do temporal de sexta, resolvemos fazer o BMX, que é uma trilha "mais seca" e aproveitar para pegar aquela coxinha do Armazém Rural que não pegamos na sexta feira Santa (tava fechado).

Mesmo seca, achamos muitos trechos de lama, e imagina o meu desespero qdo vi isso, depois da bike zerada da revisão!

Parei na hora, usei quase 1 l de água do camel para lavar bem o cassete (sem ter girado nada ele antes) e o resultado foi ótimo... não vai precisar de outra limpeza geral!
Infelizmente um raio meu quebrou e a bike também teve que ir pra oficina!...
Segue abaixo o GPS das duas trilhas!

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