Esse fim de semana foi dia de fazer um test drive com uma Spark 960 29".
Ela possui um grupo SLX com freios hidráulicos Alivio.
Suspensão traseira X-Fusion e dianteira Rock Shox XC 30, ambas de 100 mm... imagina a diferença que senti das minhas de 150 mm!!!
Por isso, resolvi fazer a trilha da Sta Lydia que não tem muitos desafios e ao mesmo tempo não é um simples estradão. Assim daria para sentir um pouco mais a nova geometria.
O problema é que cometi alguns erros e vou relatá-los para que ninguém os repita. Esse erros acabaram comprometendo a minha impressão e por isso o teste vai precisar ser refeito!!! :p
Primeiro erro: Eu não chequei a calibragem das suspensões. Por ser uma bike de teste, essa parte deve estar completamente desregulada... resultado, na trilha o amortecedor traseiro estava dando quase final de curso e com medo de estragar alguma coisa, tive que permanecer com ele travado quase o tempo todo. Só isso já seria motivo para refazer o pedal!!! o problema é que os erros não acabaram por aí!
Segundo erro: Sempre que você for testar uma bike, leve o seu banco. Usar um banco novo com uma bike nova, é receita para se dar mal. Acabei não me adaptando ao banco original da Scott e com isso o desconforto foi grande e mais um ponto para invalidar o teste e as impressões pessoais.
Terceiro erro: A bike veio com pedais normais e eu não ando com um assim a pelo menos uns 5 anos... então quase cai duas vezes por estar com o pé solto.
Resultado, vou ter que pedalar novamente com ela!
O pouco que consegui perceber foi que a geometria apesar de race, não compromete tanto quanto eu imaginava o estilo All Mountain... achei que seria bem pior e não foi.
Outra coisa que não notei foi a famosa "falta de agilidade" das 29"... tudo bem que nossa trilha foi super light, mas depois de uns 5 minutos de pedal, realmente esqueci que estava andando de 29".
Nos poucos trechos que soltei a suspensão X-Fusion E1-RL, pouco conhecida da galera, ela se comportou super bem... mesmo quase dando final de curso, ela amorteceu os solavancos e o lock dela realmente muda o humor da bike. Nas subidas, graças ao pé de vela mais projetado para frente que as bikes de All Mountain, o desempenho foi realmente melhor!
Quando fizer o próximo passeio, publico impressões mais claras a respeito!
Olha como ela vai voltar pro dono!
Isso tudo aconteceu no domingo!
No sábado, depois do temporal de sexta, resolvemos fazer o BMX, que é uma trilha "mais seca" e aproveitar para pegar aquela coxinha do Armazém Rural que não pegamos na sexta feira Santa (tava fechado).
Mesmo seca, achamos muitos trechos de lama, e imagina o meu desespero qdo vi isso, depois da bike zerada da revisão!
Parei na hora, usei quase 1 l de água do camel para lavar bem o cassete (sem ter girado nada ele antes) e o resultado foi ótimo... não vai precisar de outra limpeza geral!
Infelizmente um raio meu quebrou e a bike também teve que ir pra oficina!...
Segue abaixo o GPS das duas trilhas!
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