terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Selante Selante Selante

Já falei de selante algumas vezes aqui no blog e gosto de repetir o assunto porque o meu conhecimento aumenta com o tempo, minhas opiniões mudam e com isso consigo trocar mais informações com os leitores.
O meu primeiro post sobre os pneus tubeless foi em 2011.(http://moscajustforfun.blogspot.com.br/2011/04/pneus-tubeless.html) e depois disso as coisas ficaram diferentes.
Esse video aqui explica como colocar selante no pneu. Ele tá fazendo sucesso na web, mas é importante lembrar que trata-se de um pneu continental novo em uma roda crossmark aparentemente nova e as chances de algo dar errado nesse cenário são baixas.
Então colocar selante em rodas usadas com pneus usados não é tão simples quanto parece! segue o video
O principal problema de fazermos isso em casa é porque conheço pouca gente que tem um compressor e, em geral, os do posto não funcionam já que não soltam um grande volume de ar de uma vez.
Se mesmo assim você quiser se aventurar, segue uma ideia para fazer um "compressor" caseiro para isso.... rs


Aqui um video da Stan (um dos maiores fabricantes de selante do mundo) um pouco mais perto da nossa realidade! Rodas e pneus usados e sem tanto glamour no processo.


Bom, agora a minha opinião sobre selante.
São excelentes. Acostumei a usar baixas pressões nas pedras e trechos técnicos e isso ajuda bastante o grip. Acostumei a simplesmente não ter que parar para trocar pneu na trilha e isso é bacana, mas..... eles não são infalíveis!
Em um pneu novo tive um corte que o selante não vedou. Com isso perdi o selante do pneu, tive que colocar uma câmara e, mesmo fazendo um conserto, o pneu não suportou mais selante e voltei com câmara nele.
Os pneus USTs são os melhores para se utilizar com selante e também mais caros. Isso é um "contra" do sistema.
Testei os selantes Mariposa, Stan e Joe's. Dos 3 o que menos gostei foi o Mariposa. Demorou mais para selar quando houve furos e secou rapidamente dentro de 4 pneus novos meus e de bikes de amigos. Pior, só descobrimos quando furou e ele não selou (estava seco). Olha aí embaixo!



Hoje estou sem selante devido aos pneus que estou usando e estou sentindo falta tanto das pressões mais baixas quanto de não ter problemas com furos.

Nenhum comentário :