domingo, 30 de outubro de 2016

Garmin Edge 800 corrompe arquivo de treino


Pra quem acompanha as trilhas pelo Strava acredito que o maior medo de todos é perder um treino. Ainda mais se for uma trilha nova, inédita ou aquele que temos certeza que estamos fazendo o KOM do trecho!
Parei de usar celular há muito tempo para marcar as trilhas e esse foi um dos fatores. Constantemente eu perdia alguma coisa, ou por falta de bateria, já que minhas pedaladas duram mais de 3 hrs e com o GPS ligado direto, só se o celular for novo para aguentar isso, ou por que o programa foi finalizado devido a algum conflito. Migrei para o Edge e não me arrependo, só que passei por um problema exatamente em um dos nossos passeios mais legais!

Passamos 9 dias na Chapada Diamantina (detalhes da viagem AQUI) e eu resolvi fazer uma coisa diferente no Edge. Ao invés de finalizar cada dia de pedal (seriam 6 dias), eu fechava o dia fazendo uma "LAP", ou seja, como se cada dia fosse uma volta e não encerrava o pedal. Assim teria o passeio de 200 km de uma vez só no mapa e não cada dia separado.

Fiz isso e faltando exatamente 15 km para acabar a última trilha o meu Edge apagou. Bateu um desespero na hora, pois achei que ele tinha quebrado, já que bateria não era!

Ele ligava, começava a carregar e desligava. Fiz isso umas 20 vezes e nada. Tirei o cartão e ele ligou normalmente. Neste momento percebi que ele havia corrompido o arquivo do treino em andamento.

Depois da taquicardia e de cair em si que absolutamente nada poderia ser feito no meio do mato, seguimos o pedal e fechamos o passeio!

Em casa, com calma, tentei carregar o arquivo no Garmin Connect e foi sem sucesso. O site não reconhece nem carregando automaticamente nem manualmente muito menos pelo Garmin Express!

Baixei um aplicativo para "descorromper" e arquivo nada.

Daí resolvi carregar ele diretamente no site do Strava. Para a minha surpresa ele carregou sem nenhum problema e o Strava leu toda a trilha até o pondo do corrompimento. Com isso só perdi os últimos 15 km. Depois exportei o GPX do Strava e carreguei ele sem problemas para o Garmin Connect.

Então, acredito que essa solução simples pode ajudar o pessoal a não perder o track log (ou pelo menos não todo)  das trilhas! #ficaadica
garmin fail, garmin corrputed file, garmin problem

Nenhum comentário :