sábado, 16 de maio de 2015

RIP Comandos em Ação

Bom pessoAll, essa é uma das trilhas técnicas mais conhecidas da região de Joaquim Egídio. Os trechos cheios de buracos, facões e descidas rápidas são excelentes para a galera que curte um desafio.
Muita gente não sabe o porque do nome e descobrimos há muito tempo atrás direto do pessoal que a batizou.
Onde hoje está sendo construído um restaurante/lanchonete era uma base do exército e uma turma de bikers fazia esse trajeto, até então pouco conhecido da galera, e sempre encontravam alguns soldados fazendo treinamento pelo trecho. Com um tom de brincadeira, eles chamavam, entre si, os soldados de comandos em ação e isso acabou batizando a trilha.
Hoje estamos sem soldados e agora quase sem trilha! :'(

Saímos do feijão, como de costume e em poucos minutos estávamos no portão do Comandos em Ação.
Entramos sem problemas pela lanchonete e fomos até a Pedra Mor.


 *num guenta pede leite!



E aí descemos os singles das motos pelas árvores. A primeira coisa que notamos é que faz muito tempo que não passava uma moto por ali. Todos os facões estavam "redondos" devido às chuvas e muitos até rasos com o depósito de terras. O trecho foi super fluído e gostoso.
Quando chegamos na descida do Comandos propriamente dita, a primeira surpresa.


Haviam colocado estacas para fechar o trajeto. Pela distância das estacas, não estão querendo jeeps e motos por ali. Ficamos sempre na esperança do pessoal não se importar com os ciclistas, já que não fazemos barulho e, em geral, a galera é bem educada (em geral mesmo, pq animal tem em qualquer tribo).
Passando as estacas, vem o que mais nos preocupou.




Um arame farpado atravessando a trilha toda.
Não pareceu maldade gratuita, pois ele estava sobre uma grande poça de lama, onde normalmente todo mundo diminui, seja moto, bike ou jeep, mas deixou claro que o proprietário não quer visitantes não convidados.
resolvemos pendurar mais galhos nele para realmente deixar claro que ali tem uma situação de perigo.

O problema é que a descida técnica e rápida começa exatamente a partir desse ponto. E quem disse que eu tinha coragem de soltar o freio e dar de cara com outro arame?! Resultado, a descida foi super prudente e com isso a emoção mínima. :(

O miolo da trilha ainda continua intransponível. Sem motos e jeeps passando, as erosões estão enormes.

Na parte mais baixa, onde provavelmente seja outra fazenda, as motos já mostram suas marcas abrindo novos trechos e descidas. Não entramos em todas, apenas em algumas que são laços pela descida principal.

Nos últimos 20% da via principal, outra surpresa. O pessoal abriu a estrada e a deixou lisinha para a passagem de tratores e caminhões que trabalham no corte do eucalipto. :(

Virou um XCzão com emoção zero.

Aliás, hoje ouvi a pergunta: "XC é Cheese Cake?" Não preciso contar o tamanho do massacre, né!?

Enfim, terminamos o Comandos que só tá faltando asfalto para virar uma avenida.

Pra dar uma animada, olha quem queria vir pra Campinas comigo.



Peguei a caroneira depois de deixar a bike no chão para consertar o pneu! Ponto bom de ficar de olho. Imagina descobrir isso na descida? Conheço uns bikers que dariam a maior pinta em uma hora dessas! kkk

Fim do pedal achei o papel de parede do Windows XP


Galera, é uma pena. Vamos esperar o término da reforma da lanchonete e esperar o que o dono seja um cara bacana e que curta o esporte, senão realmente perderemos um trecho bacana aqui da região.

Um comentário :

Unknown disse...

Opa Boa tarde !!
Passei por essa trilha esse domingo, pedra mor, desci ate a comandos pela pedra e não encontrei essas barreias, faziam alguns anos q não pedalava ali e realmente as erosões estão enormes e boa parte do trecho q segue para a estrada da fazenda malabar esta bem alisadinho, gosto muito de pedalar nessa região mas tenho ido pouco, se podesse me passar alguns caminhos em track de gps da caverinha eu ficaria bem feliz !!
Abraços e bom pedal !!