sexta-feira, 23 de março de 2012

"Raios" diferentes

Uma coisa é certa... nada nesse mundo evoluiu o suficiente que não se possa evoluir ainda mais!
No caso das bikes, não poderia ser diferente! Na Taipei Cycle Show, foram mostradas diversas soluções para raios e aqui as fotos de duas inusitadas...
 A primeira remete a raios de nylon (?)... as rodas de Nylon fizeram um sucesso danado na década de 80 (e eu nunca consegui ter uma BMX com uma delas...), ainda são usadas em bikes de speed, mas com a descoberta de alguns materiais como ligas de alumínio e o "barateamento" do titânio e da fibra de carbono, o nylon acabou perdendo em peso! Como o forte de uma roda é ela ser rígida, para que todo o torque seja transformado em energia e não torção, fica a dúvida da eficiência!!! adoraria brincar com uma dessas!!!
O que mais me chamou a atenção foi o conjunto acima feito, acreditem, de cordas de micro fibra! Aqui até acredito que o peso seja compatível com os materiais mais caros, mas será que elas são rígidas o bastante? O micro fibra tem uma caída para o lado do kevlar e do carbono, que quando tencionados, são mais rígidos que o aço, mas pela cara do cubo.... bem... fica a dúvida!

Nenhum comentário :