quarta-feira, 11 de abril de 2012

As bikes da minha vida!

Ciclista é um bicho apaixonado. Chega até ser chato. Para quem não pedala, alguns ciclistas realmente parecem irritantes de tão apaixonados. Só quem pedala entende. Em uma festa se juntar dois ciclistas então... acabou o papo! Não como explicar, tem que viver isso. Mesmo alguns não sendo tão loucos por bikes, praticamente todo mundo tem uma história com elas. Sendo assim,  resolvi compartilhar como surgiu a minha paixão pelas magrelas!
A minha primeira bike foi uma parecida com essa aqui em baixo! A Caloi Berlineta A diferença é que era azul e não dobrável como a da foto!
Eu tinha entre 5 e 6 anos e me lembro exatamente do dia anterior à chegada dela (não consegui dormir, claro) e do dia que a ganhei efetivamente. Nós morávamos em Olinda em uma avenida muito movimentada e eu só andava dentro de casa. Era o dia inteiro pedalando! Lembro que em uma ocasião, saí pela avenida com minha irmã de 4 anos na garupa e "fomos passear". Acho que fiquei umas 3 horas fora. Quando cheguei em casa, a babá estava com a cara inchada de tanto chorar. Minha mãe desesperada sem saber o que fazer e nem onde estávamos. O ponto é que o nosso passeio tinha sido tão bom, tão feliz, tão gostoso que eu não entendia o por que daquilo tudo... eu estava só andando de bicicleta!!! Hoje como pai, posso imaginar o que minha mãe passou!
Fiquei um bom tempo sem por a mão na minha amiga depois daquele dia...

Já com 10 para 11 anos, eu ganhei de natal a famosa Monark BMX Pantera! Essa beleza aí em baixo!
A minha era exatamente igual. Branca com pneus azuis e freio tambor que não desregulava nunca. Acabar então, só se vivesse 200 anos. Era mais fácil o quadro de aço quebrar que os freios acabarem!!! rs
Foi nessa época que nos mudamos para o interior de São Paulo. Para uma cidade no Vale do Ribeira com cerca de 50 mil habitantes. O paraíso!!!! Crianças na rua o tempo todo. Eu ia a pé para a escola. Andávamos de bicicleta o dia inteiro. Não só para passear, mas como meio de transporte, para comprar pão, buscar leite, ir à casa dos amigos, enfim, era uma vida inteira sobre duas rodas!

Foi nessa época que descobri as rampas e a minha vocação para a inconsequência....
Fiquei famoso entre os amigos por ser o que saltava mais alto, o que sempre testava as rampas novas e claro, por ser aquele que estava sempre esfolado!
Essa bike quase indestrutível só teve o seu banco trocado e, depois de muito tempo, os pneus substituídos devido aos maravilhosos campeonatos de derrapadas. Nessa época também passei pelo carrinho de romelã e pelo skate. Mas mesmo para andar de skate no pátio da escola aos domingos, íamos de bike até lá! Excelente época da minha vida. Alguns amigos tinham a bike que marcou uma geração. A famosa Brandani!


Elas eram as bikes da classe A. Com dois amortecedores traseiros e banco "banana", logo a brandani se tornou o sonho de consumo de qualquer garoto. Quem teve essa bike na época virou um ícone entre os amigos! Só conheci 1 cara que teve uma dessas! Infelizmente não tive essa belezinha e
mesmo a Brandani sendo a sensação, a bike que eu mais queria era a caloi extra nylon.


Não pela caloi em si, pois já na época ela tinha fama de bicicleta pouco resistente, mas sim pelas maravilhosas rodas de nylon... como eram lindas quando giravam..... eu tinha um amigo que possuía uma preta e amarela que eram um espetáculo! Infelizmente esse sonho também não foi possível de ser realizado... rs
Com o passar dos anos e a altura aumentando vertiginosamente, pois cheguei a crescer 12 cm por ano durante 2 anos, a BMX foi ficando pequena e abandonada. Ganhei uma Monark Ranger. Minha primeira 26" com apenas uma marcha!
Essa não deu nem tempo de desfrutar muito, pois ela foi roubada da nossa garagem quando nos mudamos para o Maranhão e, como o fato gerador do roubo (deixar a bicicleta na garagem) já havia sido alertado pelos pais... fiquei sem bike! Isso por volta dos meus 16 anos! Ela era exatamente igual a essa aí embaixo


Apesar de passar um tempo sem pedalar, nunca deixei de gostar e sentir vontade de rodar.
Em 92 nos mudamos para Campinas. Eu já com 18 anos fiz vários amigos que eram fascinados por bicicletas. Em uma cidade grande, eles conheciam coisas que eu nunca tinha ouvido falar.... termos como rapid fire, deore, scott, shimano foram entrando no meu cotidiano.
Aprovado no vestibular, ganhei uma bike montada em 93. Quadro de aço e peças baratas. Possuía freios "cantlever" e aros de alumínio! Esses eram os seus melhores atributos.
Comecei a pedalar em um grupo com bikes bem acima da minha Frankenstein. Eram Trek Y, specialized com suspensão rock shox, entre outras. Claro que a "necessidade" de um upgrade surgiu! Os pedais eram na maioria das vezes na cidade, mas eu realmente comecei a sentir vergonha da minha pobre bike montada!
Nesta mesma época, minha vida mudou um pouco, afinal, em 96 achei minha cara metade, nos casamos e em 98 nasceu o meu primogênito!
Neste mesmo ano comprei minha primeira bike (todas as outras eu havia ganhado). Uma trek 830 de cromo. Muito bacana. Conjunto Alívio e suspensão Rock Shox. Assim, eu já não fazia feio perto de ninguém. Achei uma foto dela tirada com o celular da época....

Pouco tempo depois, conheci o meu grande amigo Thiago Bittencourt. Esse foi o responsável pelo vírus da lama entrar no meu sangue e não sair mais!
Fizemos nossa primeira trilha (Bocaina) ainda em 98 e daí para frente foram poucos os finais de semana que eu não estava em algum local da região de Campinas pedalando. Ou mais longe ainda, graças aos passeios em Nazaré Paulista, Serra do Japí, Ibiúna, Hortolândia, São Paulo e a nossa memorável Trilha da Petrobrás!
De lá pra cá passei por bikes como specialized, scott, felt e trek... sempre evoluindo e nunca deixando o prazer de pedalar!
Conheci muita gente bacana no meio ciclístico e meus principais amigos estão sempre girando comigo em algum passeio.
São raros os finais de semanas que não fazemos pelo menos um giro e a semana toda passo pensando em onde iremos pedalar.

Abaixo mais algumas das bikes que tive

Specialized HardRock Cromo
Scott Reflex 20
Felt Compulsion

Trek Remedy 8 2012

Então o que mais dizer além de.... Let's Riiide!!

Atualização em 20/03/2016

Mais uma bike para a história. Depois de um problema no quadro da minha adorada Remedy 2012 (essa aí em cima), tive que acionar a garantia trek. Os detalhes estão neste post http://www.moscajustforfun.com.br/2015/08/garantia-trek-no-brasil.html
A solução foi a menina aí embaixo. Uma Trek remedy 8 2015. As diferenças básicas estão nas rodas (27,5") e nas suspensões que são CTD Evolution. No mais a geometria continua consagrada e a bike muito divertida!

Trek Remedy 8 2015
Atualização 10/2017

Vício em bike é um negócio sério! fala a verdade! Surgiu a oportunidade e acabei encarando uma Jekyll 3 2015.
O maior diferencial dela é a suspensão Rockshox pike de 160 mm e o Fox Dyad (também de 160 mm) que fazem dela uma devoradora de obstáculos.
Gostei muito do centro de gravidade da bike e como ela desce, mas claramente a Remedy sobe melhor.
Ela é essa belezinha aqui embaixo:


Continuamos pedalando

Atualização 05/2020
Bom, atingir sonho realmente é uma coisa que nos traz um prazer sensacional. Há quase 1 ano comprei uma Santa Cruz Bronson 2017 (zero) e é inacreditável a diferença dela para todos as demais bikes que já tive. A geometria dela para descer e subir superam em muito a Remedy e Jekyll (bikes que ainda tenho) e para descer ela realmente é bruta! Agora dá pra entender aqueles tempos nas descidas de alguns amigos... eheheh
Olha aí a menina:


Tamanho XL (ficou perfeito para mim - 1.84 m), fox 36 de 170 mm e rodas Roval de Carbono! Estado da arte em bike e estou muuuito satisfeito!
Seguimos pedalando e na evolução técnica e de equipamento! rs

5 comentários :

Pedro disse...

Buenas... cheguei até teu blog pq procurava por fotos de brandanis...
Tenho uma marrom metálica que ainda uso diariamente, adquirida já usadona por volta de 1995, como aquela sua da foto de 2006... vc ainda tem ela? ...e mais uma pergunta: como elas são idênticas, sabes qual ano de fabricação?
Por acaso tb, acabei de adquirir para esposa uma caloi berlineta dobrável azul, com as mesmas características da primeira foto e q acredito q seja do final dos anos 70... abraço

Mosca SS disse...

Pedro, na verdade eu nunca tive uma Brandani. A foto também não é da bike do meu amigo. Eu peguei na Web. Aliás, adoraria que vc mandasse as fotos das suas.
Sobre a dobrável, é sim do final dos anos 70. Eu ganhei a minha em 79/80 se não me engano!
Abs e bom pedal!
Mosca

Anônimo disse...

estou restaurando uma brandani,sou novo nisto mas ultimamente o que mais faço e dedico e cultivar as bikesantigas de aro 20, encontro dificuldade em achar peças originais da bicicleta bem acho que vai ficar bem legal. também sou desta epoca tive berlineta monaretas e caloi 10 depois que terminar esta vou correr atras da monark tigrão eita bicicletinha dificil mais eu acho. gostei de sua historia cara valeu um grande abraço

walcker.

Mosca SS disse...

Walcker, que legal! Já vi pela Web alguns colecionadores! Hobby bem interessante! Boa sorte na restauração e mande umas fotos quando ela ficar pronta!

Abs
Mosca

Tiago disse...

Olá, história de inspirar viu!
Estou para comparar alguma bike pra retomar as pedaladas que cessaram há mais de 20 anos, hoje estou com 1.83 e peso cerca de 100kg, vi uma Specialized HR vermelha nas fotos, você tem alguma informação dessa bike, informação técnica do conjunto dela, algo assim?
Vi uma pra venda e quem sabe eu a compre mas não acho nada dela.