quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Carregar bike na caçamba

Transportar a bike no carro é sempre um dilema, ainda mais para aqueles que estão sempre levando a amada magrela em suas viagens.
Eu já tive algumas pick ups e já transportei bike em sedans, hatchs e SUVs, então quero passar a minha experiência pessoal do que foi melhor em cada uma que tive.
Pessoalmente não gosto de colocar a bike no teto do carro pelo simples fato de eu ser muuuuito desligado e com toda certeza, cedo ou tarde, eu enfiaria a bike em qualquer teto de garagem ou árvore pela rua.
Então a meta aqui é não usar o teto do carro.
Para quem tem qualquer veículo que não possua caçamba, o suporte que mais gostei, mais simples e que reduz bastante o risco de se estragar o carro é o de engate.

Seja o modelo mais simples aí em cima com preço por volta de R$ 150,00 (eu tenho um desses) ou o mega ultra blaster Thule aqui embaixo (que custa por volta de R$ 2000,00), esse foi o estilo de suporte que mais gostei.

É fácil de colocar no carro, fácil de tirar e transporta a bike com segurança. Ele é ideal para até duas bikes. Existem modelos para 3 e são bem específicos. Nesse caso recomendo usar sempre as fitas de apoio (com uma bike só eu nunca uso) que evitam que ele balance. Sempre que compro um carro, colocar o engate é a primeira coisa que faço. Assim nunca fico sem opção de carregar a magrela.
O ponto ruim é exatamente esse, além do custo do suporte, você necessariamente precisa ter o engate, que pode variar de R$ 250,00 até R$ 1000,00 dependendo do modelo e da loja que você instala.
Existem duas marcas que gosto bastante e nunca me deram problemas. A Multi e a Enforth.
Algumas lojas sugerem você colocar o engate reforçado para transportar bike. Eu sempre usei o simples (e sempre carreguei até duas bikes) e também não tive problemas.
Verifiquem a legislação, a questão da placa adicional (principalmente em caso de viagem) e a largura do veículo.
A bike não pode extrapolar a largura do carro.

Tem também os suportes para estepes:



Quem não tem engate no carro, pode usar os suportes que prendem direto na lataria, eu não gosto e usei-os somente em caso de emergência.
Agora vamos às pickups. Essas sim são a minha paixão e nas que passei mais tempo transportando bikes.
Para as pickups menores com caçamba grande, tipo saveiro ou montana, o melhor jeito é colocando a bike e prendendo com elásticos de moto o guidão lateralmente dos dois lados. Infelizmente não tirei foto da época para mostrar, mas de todos os jeitos que tentei, usando os elásticos era a forma mais rápida e fácil de colocar a bike na caçamba sem tirar as rodas dianteiras.
É claro que existem outros jeitos:




Vai do gosto do freguês e de quanto você está disposto a gastar. Eu tento sempre não tirar a roda da bike.
Aqueles que põe suporte de teto na caçamba levam a vantagem e poder usar todo o espaço abaixo das bikes para malas, por exemplo. Então para viagem é legal. O problema é que a bike também fica alta, então para os galhos e entradas de garagens mais baixas, ela pode pegar em cima e é preciso ficar atento a isso.

Para as pickups de cabine estendida como a Strada e a nova Saveiro, transportar bikes fica muito mais fácil. Elas cabem certinho na diagonal e duas bikes é moleza de encaixar.
Abaixo está uma SPARK 29 tamanho M. A segunda bike, fica também na diagonal em sentido contrário à primeira e aí é só usar elásticos prendendo no canote do banco.
Para duas bikes uso 4 elásticos.



Aqui uma trek tamanho 19,5"


Nessa foto abaixo, duas bikes tamanho L. Coloquei uma delas no suporte em cima do teto sem a roda dianteira. Reparem na altura que ela fica a mais que a Strada e a outra mantive na diagonal.
Para o suporte de teto, nada demais. Comprei um rack comum específico para a strada e parafusei nele os suporte de blocagem.


Se a sua bike for thru axle é possível usar um adaptador como esse da Thule.
Desta forma você fica com a opção de blocagem e Thru Axle. Confesso que mandei fazer o meu e gastei R$ 15,00

Para mais de duas bikes, a melhor forma é essa:


Aqui couberam 4 bikes e mais 5 marmanjos. O único acessório foi uma lona de borracha para evitar que as suspensões estragassem o carro. Na emergência, os tapetes fazem muito bem esse papel.
Não preciso dizer que isso aí é quebra galho. A placa não aparece e com isso o transporte está irregular. Na cidade nunca tive problemas, mas não recomendo ninguém viajar assim.

Nas caminhonetes maiores como Hilux e L200, o espaço a mais pode atrapalhar um pouco o sistema com os elásticos de moto. Na cabine estendida, a bike encaixa na diagonal, já na caçamba maior ela fica solta, necessitando amarrar os elásticos com mais cuidado..

Quando transporto apenas 1 bike, ela vai na diagonal e fica assim:




Como normalmente transporto duas bikes, o esquema da diagonal não ficou bom e resolvi copiar umas ideias de uns amigos do DH fazendo um suporte. Também não quis apoiar a bike na tampa do carro, pois a caçamba da Hilux é mais rasa que a da Strada.


Reparem que nesse caso a placa fica abaixo das rodas e com isso não atrapalha. Já fiz algumas viagens e não tive problemas. Em uma eventualidade com algum policial rodoviário, as rodas da frente podem ser removidas e as bikes acomodadas totalmente dentro da caçamba usando à lona de borracha para evitar riscos entre elas.
Agora vamos aos detalhes do suporte:
1 - Primeiro cortei dois canos que receberam um gancho soldado com a exata medida do gancho original da pickup. Não vou colocar as medidas aqui, pois isso irá variar de carro para carro, então melhor medir você mesmo para evitar erros.

Esse gancho serve para prender o suporte na caçamba e como gancho para prender carga, já que o original foi retirado.
Nesse suporte, também foi adaptado uma trava padrão borboleta como mostra a foto. Isso permitirá que você tire a trave ou mesmo regule a altura dependendo do tipo de bike a transportar (MTB ou DH).
Eu envolvi o suporte em uma câmara de ar velha. Isso evita riscos na bike caso ela venha a bater nele no momento da colocação.

Aqui um detalhe do suporte já com a trave. Basicamente dois canos de aço com diâmetros diferentes.

A preparação da trave foi simples. Envolvi ela com uma espuma de ar condicionado e depois com câmara de ar. Isso vai evitar os riscos nas bikes.


Com excesso de zelo, eu ainda uso um macarrão de piscina cortado na hora de apoiar a querida magrela sobre a trave. Depois prendo ela com elástico de moto. Esse elástico tem duas funções básicas. A primeira prender a bike mesmo e evitar que ela pule ao passar em um buraco ou lombada, isso poderia causar um amassado no downtube.
A segunda é por segurança. A bike solta na caçamba pode ser facilmente retirada quando você está em um semáforo. Já amarrada não.


 O resultado final fica assim:




Ainda pensando em segurança, Tenho um cabo de aço que posso passar pelo quadro e pelas rodas de todas as bikes e fechá-lo com cadeado. Isso ajudaria no caso de deixar o carro estacionado na frente ao restaurante ou algo do gênero (já ocorreu).
Mesmo assim, não me sinto confortável e prefiro não deixar o carro longe dos olhos.
Espero que as dicas tenha ajudado. Até o próximo post.

Atualização 05/2020
Tudo evolui então segue hoje como estou usando o suporte. Ficou bem bacana nesse novo formato:


Reparem que bem no centro tem um corte na borracha. Isso permite que eu abra a tampa sem precisar tirar toda a proteção. Isso ajuda bastante



Com um velcro dupla face eu ainda prendo as rodas e isso deixa a bike muito mais firme.
Outra solução interessante que uma pessoa me enviou pelo face. Um pouco mais de trabalho, mas fica bem profissional, mas tem que mandar fazer sob medida:



Ideia do Rodrigo Silveira.
Bom, opção é o que não falta! Tem uma ideia diferente? Manda pra mim


2 comentários :

Unknown disse...

show em, tenho uma saveiro quadrada, pra carregar a minha tava osso, tinha que fazer um monte de amarração kkk agora com essas dicas melhorou

Unknown disse...

show em, tenho uma saveiro quadrada, pra carregar a minha tava osso, tinha que fazer um monte de amarração kkk agora com essas dicas melhorou