quarta-feira, 27 de junho de 2012

Tubeless.... considerações

Bom, o assunto tubeless é um dos mais procurados aqui no blog! Está sempre entre os top five do mês!
Eu já fiz dois posts dele. Um antes de usar a tecnologia  <clique aqui> e um quando comecei a usar o slime aí de baixo DENTRO da câmara de ar.
Primeiro as considerações sobre o selante dentro da câmara, agora já com a minha própria experiência.... é ótimo! O Slime funcionou perfeitamente. Nestes 7 meses de uso da bike, não percebi nenhum furo. Calibrei muito pouco os pneus e não notei absolutamente nada de anormal na bike.
Não precisei repor o líquido ou tomar qualquer outro cuidado para "o selante não endurecer" como já havia ouvido falar!
Verifiquei no desmonte da roda que haviam 3 furos no pneu e que o selante desempenhou muito bem o seu trabalho!
Um ponto importante é que nunca andei com baixa pressão (25 ou 30 PSI por exemplo). Meu pneu é um Bontrager 2.35 e ando sempre com 45 PSI. Mesmo nas trilhas técnicas com pedras o lamas, não senti a necessidade de usar baixa pressão (mas lembrem-se, meu estilo é For Fun).
Minha opinião? Excelente para quem quer resolver o problema de furos. Não precisa de adaptações, rodas ou pneus especiais. Você mesmo faz em casa <clique aqui para ver como> e o resultado final é excelente.
Os pontos contra são o peso que você adiciona na bike (por volta de 200 a 300 g) e o fato de você não evitar o snake bike em baixas pressões. O Slime se propõe a selar furos de até 3 mm e seria contar com a sorte se arriscar nas pedras com 25 ou 30 PSI, na minha opinião!
Agora eu decidi ir direto para o tubeless mesmo. Como minha roda e meus pneus já são tubeless ready, não precisei fazer nenhuma adaptação. Apenas comprei as válvulas especiais.
Depois disso foi só montar a roda com o selante. Para isso, preferi a ajuda profissional e conversando com o mecânico, ele me deu uma dica importante!
Para o meu caso em que o pneu já é usado, a montagem é muito mais fácil. Foi necessário um compressor para encher o pneu de uma vez só. Como ele já estava no formato da roda, o encaixe foi rápido e perfeito. Olhando o processo, realmente não dá para fazer usando uma bomba (mesmo as de pé).
Segundo o mecânico, se fosse um pneu novo ou uma roda diferente, ele iria colocar uma câmara de ar, encher com cerca de 50 PSI e deixar um tempo (uma ou duas horas) para que o pneu se monde bem em torno do aro. Isso facilita o processo de se colocar o selante e ele não vazar para todo lado estragando o produto e sujando tudo! Como não foi o meu caso, não presenciei tal cena!
Depois de convertido, pesei minhas câmaras com o Slime. As duas juntas pesaram 600g.... isso realmente fez uma diferença na bike, pois com a colocação do selante, imagino que tenha retornado por volta de 200g de peso, ou seja, com uma operação simples, ganhei por volta de 400g. Nada mal!
No primeiro pedal nem lembrei da conversão. Simplesmente perfeito e nenhuma alteração na bike! Daqui uns meses posto mais considerações sobre o tubeless!

10 comentários :

Revista Bikefit disse...

Olá Mosca estou preparando um artigo sobre o Slime e pude ver seu comentário, posso usá-lo em meu artigo? E outra pergunta o estilo fou fun é o mesmo BTT ? Obrigada e parabens pelo post ele é show.

Ass. Karol Sampaio

Revista Bikefit disse...

Olá Mosca estou preparando um artigo sobre o slime, posso usar seu depoimento? Outra pergunta o seu estilo for fun é o mesmo BTT? Obrigada e parabens pelo post.

Ass. Karol Sampaiom

Revista Bikefit disse...

Olá Mosca estou preparando um artigo sobre o slime, posso usar seu depoimento? Outra pergunta o seu estilo for fun é o mesmo BTT? Obrigada e parabens pelo post.

Ass. Karol Sampaio

Mosca SS disse...

Olá Karol, pode usar sim. Só peço que publique também a fonte. OK?
Aproveitando que vc irá falar de slime, segue um outro post que dá uma dica bacana sobre como usá-lo.... usei assim bastante tempo e funciona bem!
http://moscajustforfun.blogspot.com.br/2012/01/selante-na-camara-passo-passo.html

Depois me mande o link da reportagem para que eu divulgue!

Abs
Mosca SS

Mosca SS disse...

Ah... o For Fun é apenas pq estamos pouco preocupados com performance e muito mais com se divertir fazendo uma atividade física. Na verdade nós praticamos All Mountain!

Anônimo disse...

Lendo um tópico no fórum Pedal, eu imaginei a mesma coisa que você fez, mas não tinha conhecimento do seu feito. Então queria saber se você trocou o selante ou continua com ele na câmara de ar?
abraços e continue inventado, nossa cabeça tem espaço ilimitado pra pensarmos e aprendermos." Conhecimento nunca ocupará espaço".
abraços

Mosca SS disse...

Olá Guto, obrigado pelo seu comentário!
Hoje estou usando o selante! Tirei a câmara com SLIME unicamente para testar também com o selante já que o meu conjunto era todo tubeless ready! Fiquei muito satisfeito com ambos os resultados! Nunca tive problema com o SLIME dentro da câmara (usei por 1 ano SEM trocar o SLIME) e não registrei nenhum furo nessa época. A vantagem do selante é a diminuição de peso! O SLIME por si só já é bem mais pesado que o selante e ainda tirando a câmara, acho que ganhei quase 500g no peso total! De qualquer forma recomendo os dois! SLIME com certeza sai mais barato..

Você chegou a ver esse post?
http://moscajustforfun.blogspot.com.br/2012/06/tubless-consideracoes.html

Abração

Anônimo disse...

Amigo, boa noite. Eu uso pneus da Continental, são tubeless, o selante Slime pega bem neles? Veda bem os possíveis vazamentos de ar pelas laterais? Pois vejo muita gente comentando que o Slime tem problemas para vedar furos nas paredes laterais dos pneus e para vedar vazamento de ar pelos talões. Isso é verdade?

Outra coisa : Quando o Slime vem bastante viscoso, podemos adicionar água para melhorar a locomoção das fibras do selante?

Atenciosamente,
Pedro Araujo

Mosca SS disse...

Olá Pedro. O Slime não é recomendado para uso em pneus e rodas tubeless. Ele é recomendado para ser colocado dentro da câmara de ar mesmo. O ponto é que ele não tem as substâncias anti oxidantes e anti corrosivas e isso pode danificar sua roda. Sobre colocar água nele, imagino que não, apesar de nunca ter ouvido falar de alguém que fez isso ou mesmo uma recomendação do fabricante. Eu já usei pneu continental e ele vai muito bem com os selantes comuns como o Stan's. Acredito que essa seja a melhor configuração.
Boa sorte e poste aqui o que você fez e o resultado

Mosca SS disse...

Mais uma coisa Pedro, aqui tem um FAQ do próprio slime caso vc tenha mais alguma dúvida. e não resolver, volte à questão aqui que terei prazer em ajudar: http://slime.com/faq/