quarta-feira, 9 de maio de 2012

Configurando o ciclocomputador

Turma, apesar de uma tarefa simples, é comum vermos distorções entre os odômetros dentro do mesmo grupo de bikers. Comparei as indicações do GPS ainda e consegui dentro do mesmo celular com dois aplicativos diferentes ter medições diferentes. E foram diferenças consideráveis como 3 km em 30, ou seja, 10% de erro que é muita coisa! O video abaixo mostra o básico de se fazer...
Eu prefiro fazer isso sobre a bike, pois a deformação do pneu pode dar uma diferença que pode OU não ser considerável. Se você pretende seguir um mapa, melhor pecar pelo excesso!
No último pedal falamos muito disso, inclusive de alguns odômetros que não tinham a opção de escolher o tamanho exato do pneu e sim opções como 26X2.1, 26X3.30 e assim sucessivamente. O Bontrager é um desses casos. Aí descobrir o video abaixo do Cateye e imagino que todos os odômetros devam seguir o mesmo padrão!
Nesse video acima, o cara já parte do tamanho da roda, então, quem não quiser medir como no primeiro video, pode usar o método nerd!
Medindo o raio da roda conforme a figura acima, calculamos 2 . pi . R e temos o diâmetro. Se o raio for medido com o ciclista sentado na bike e exatamente no ponto de deformação do pneu, teremos um diâmetro mais próximo da realidade. Aí é só configurar o odômetro!

Nenhum comentário :