domingo, 7 de junho de 2015

Pista de XCO em Campinas - Parque Ecológico

Hoje foi inaugurada a primeira pista de XCO de Campinas.
Ela está no Parque Monsenhor Salim, mais conhecido como Parque Ecológico e fomos conferir.

Este é um dos mais belos parques de Campinas e há muito tempo estava abandonado. A falta de segurança sempre foi um dos principais fatores que sempre afastaram os usuários dali.

Agora que está revitalizado, limpo e mais frequentado, vamos esperar que as atenções se voltem para ele e a administração pública não o deixe para trás novamente. Apesar de ainda não atrair tanto público quanto a famosa Lagoa do Taquaral, trata-se de um parque lindo e com um excelente potencial.




Sobre as pistas de XCO que foram inauguradas, tratam-se de duas pistas no parque. A azul, para iniciantes e a amarela, mais longa e com alguns trechos técnicos para o pessoal mais acostumado a pedalar.
Mapeamos a pista amarela conforme aqui abaixo:


Ela possui pouco mais de 6 km e alguns trechos bem interessantes.
A pista é quase toda em gramado, o que exige muito mais do biker, já que a grama prende bastante os pneus. Para mim, isso só deixou ela ainda mais bacana para quem gosta de desafios.

Duas descidas um pouco mais técnicas com algumas pedras e valas, podem fazer um ciclista sem muita experiência passar apertado, mas não chega a meter medo em quem está acostumado com trilhas de enduro.

Uma das partes que mais gostei foi a descida cheia de curvas antes de cruzar a ponte sobre o lago.
A descida é íngreme e com uma curva em cima da outra, lembrando um BMX. A grama cortada e as pedras soltas exigem atenção de quem quer descer moendo.

Super recomendo como local para treino ou mesmo para um giro despretensioso em algum final de tarde. Com certeza melhor que girar no asfalto (pra quem tem terra nas veias como eu).

O evento de inauguração também estava bem bacana.

As principais marcas de bikes que atuam no Brasil (Trek, Scott, Canondale, Soul e GT) marcaram presença:





Foi possível dar um rolê com bikes top de linha da GT e da SCOTT e admirar tantas outras.
Haviam ainda os Food Trucks que fizeram o maior sucesso com o pessoal. Infelizmente perdi a foto, mas acreditem, o cheiro estava maravilhoso.

Alguns parceiros apareceram também, como a turma da Bike Fan no estande da Soul oferecendo água e frutas pra galera.


Enfim, foi um sabadão diferente e com uma vibe incrível.

Para completar, apareceram no evento o prefeito de Campinas, Jonas Donizette e o secretário de Esportes e Lazer, Dário Saadi.




Ambos foram rodeados pelos ciclistas que agradeceram a obra e aproveitavam para cobrar segurança nas trilhas, parques e ruas. Principalmente em Joaquim Egídio, onde estão sendo registrados muitos casos de assaltos ultimamente.
O prefeito disse que aumentou o contingente da guarda municipal em 100 homens e ouviu dos ciclistas que a Ronda Bike, onde a guarda municipal anda em bikes pelas trilhas da região, é fundamental na segurança das trilhas.

Um encontro marcado na próxima quarta feira, dia 10/06 na prefeitura, o prefeito se comprometeu a receber uma comitiva para analisar os pedidos e reclamações.

É isso aí, pessoAll, precisamos mesmo nos organizar para conseguir praticar o nosso esporte, o nosso lazer sem medo de sofrer assaltos ou até algo mais sério.

Vamos ficar em cima, participar dos eventos, espalhar os casos de roubos que acontecem para pressionar a administração para assim garantir um ambiente um pouco mais seguro para todos.

4 comentários :

Felipe Fiorini disse...

Não conheço o parque ainda porém em breve pretendo ir conhecer a trilha, sensacional a iniciativa. Porém passando de speed sentido Sousas percebi que a parte da trilha paralela a Moraes Sales é bem fechada de arvores etc(vários pontos para alguém se esconder) e na cerca existem vários buracos enormes, passaria uma mtb fácil por ali. Talvez este trecho seria interessante não passar sozinho.

Mosca SS disse...

É isso mesmo, Felipe. Por isso a importância da segurança. O parque é cercado, mas não isolado.

Anônimo disse...

Como está o parque em si? Ainda abandonado?
Victor Amaral

Mosca SS disse...

Não Victor. Está bem legal. Fui lá duas vezes já e o pessoal está cuidando. Tinha muita gente fazendo caminhada, brincando e pedalando. Vale à pena ir lá sim.