quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bike FIT

O que é o bike fit?
Do inglês, o substantivo "fit" poderia ser traduzido como ajuste, encaixe, adaptação. Como verbo, "fit" poderia ser traduzido como caber, ajustar ou assentar! Então já deu pra entender o termo! Bike Fit seria ajustar a bike ao ciclista, já que não dá pra encurtar ou alongar braços e pernas de alguém.... pelo menos não de uma forma barata... rs
Existem muitos itens que podem ser ajustados em uma bicicleta. Desde o mais óbvio como altura do banco até o comprimento da mesa, o ângulo do selim, tamanho do guidão, ângulo dos manetes, tamanho do pedivela, enfim... uma série de itens que, quando corretamente ajustados, visam trazer mais conforto, performance e evitar lesões ao ciclista!
Este serviço é oferecido na maioria das lojas de bikes especializadas e custa entre R$ 80,00 e R$ 150,00. Mas é bom ir preparando o bolso, pois algumas peças não tem ajustes como tamanho de mesa ou guidão curto, o que implica em investir um pouco mais.
Por isso é importante observar o tamanho do quadro ao se adquirir uma bike. Imaginem descobrir no bike fit que o seu quadro é muito grande ou muito pequeno!

Além da frustração, quase todas as peças deverão ser ajustadas, resultando às vezes em um resultado sofrível e uma bicicleta de aparência esquisita!
 
Tenho vários amigos que fizeram o bike fit e as opiniões divergem. Alguns gostaram e aceitaram as mudanças e outros não. De qualquer forma, algumas dicas podem ser úteis para quem não quer investir já! São elas:
  
1 - Distância B, entre o selim e o centro do movimento central da bike, deve ser 0,88 x E. Lembrando que E deverá ser medido com o biker pronto para o pedal (roupa e calçados).
2 - A distância A, entre a ponta do selim e a caixa de direção, deve ser igual à distância da ponta do cotovelo à ponta do dedo anular (pra quem não sabe, o anular é o 4º dedo contando a partir do dedão).
3 - O tamanho dos braços do pedivela (Dist C) deve ser calculado da seguinte forma: (E cm x 0,216). No resultado ainda adiciona-se de 2,5 a 5 mm para MTB.

ATENÇÃO: Essas são medidas padrões que achei na web. O ideal é começar por elas e ir ajustando, pois existem braços e pernas que são maiores ou menores. Utilizem como referência e não como verdade absoluta! Aguardo os comentários!!

2 comentários :

Anônimo disse...

Bom dia. Acredito que quem fez o bike fit e nao gostou, informou errado ao profissional, como utiliza a bike. Sua bike pode ser ajustada de diferentes formas. Performance, lazer, ciclotur... Dependendo da escolha, sua postura na bike, pode mudar consideravelmente. Quem pedala "for fun" e escolher ajustar a bike pra obter o maximo de performance possivel, tem que estar ciente que o conforto sera prejudicado. Esses casos, podem gerar dores na "lombar", ja que a mesa, geralmente, ficara baixa.Logico que esse é um exemplo simples, dentre muitos,que podem acontecer.
Andre.

Mosca SS disse...

Pode ser, André... não participei das sessões e tb não conheço o profissional que executou. De qualquer forma, obrigado pelo comentário!
Abs
MSS