quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pneus

Já tivemos um post sobre pneus tubless e agora resolvi fazer um sobre pneus mesmo. Este aqui é 100% experiência minha, ou seja, impressões pessoais e de um biker "for fun".
Como pedalo a uns 12 anos, já passei por algumas marcas de pneus e é sobre elas que vou falar!
A minha primeira bike (Trek 830 cro-mo) vinha com pneus Bontrager. Até dei uma procurada no modelo exato, mas não achei!
A bontrager equipa as bikes treks desde que conheço a marca e o pneu é muito bom. Não achei fantástico principalmente o da frente que era específico para frente mesmo. Sempre sentia que ele dava umas escapadas! Posso dividir metade das minhas quedas a ele e a outra metade à falta de experiência, afinal, eu estava começando! Desde então, prefiro não adquirir pneus que tenham desenho para a roda dianteira. Outro problema disso é a impossibilidade do rodízio!
Com mais ou menos uns 2000 km, precisei trocar o pneu traseiro! Coloquei um Ritchey que não deu tempo de avaliar, pois acabei vendendo a bike antes de ter alguma impressão concreta. O que lembro é que ele custou uma bala na época!
Na minha specialized hardrock (tb cro-mo), os pneus originais specialized eram bons em termos de grip, mas derreteram muito rápido. Em pouco mais de 1000 km (andando em trilhas como bocaina, misto técnico e estrada de terra), eles já estavam sofríveis...


Este mesmo problema enfrentei quando troquei ela em uma Scott com pneus originais OXYD. Ótimo grip, mas não duraram nada... e olha que eu evito ao máximo andar no asfalto!

Até então, todos os meus outros pneus eram 1.95. Este foi o meu primeiro 2.0 e eu adorei. A bike era bem estável. Tá certo que eu tinha mudado tudo, de cro-mo para alumínio, tamanho de quadro, geometria e marca, mas essa foi a minha impressão pessoal a respeito dos pneus! Só não os teria novamente devido a sua maciez que os levaram a acabar também em menos de 2000 km!
Com o fim dos meus 2 OXYDs, eu ganhei de presente (valeu Cassião) um par de pneus Vittória de Kevlar (todos os outros eram de arame). A Vittória é muito conhecida na Europa e seu forte são artigos para speed, apesar de ter uma linha MTB. Os meus tinha uma faixa bege, e graças a ela, os meus "amigos" apelidaram minha bike carinhosamente de fusca (já que tinha pneus de fusca... rs)... olha ela aí!
Estes pneus foram uma grata surpresa, pois além de terem um grip excelente, eles duraram muito. Eram leves e nunca tive qualquer problema. Sem dúvida é uma marca que está na minha lista.
Com uns 1700 KM fiz o rodizio, e isso aumentou a vida útil do conjunto, apesar de ter prejudicado um pouco o grip na frente, pois fiz a troca tarde demais!!! :(
Infelizmente eles não eram eternos, e, após mais ou menos uns 2500 km, precisei trocá-los!
Adquiri um par de Maxxis ADvantage 2.1 em kevlar!

Estes são de longe os melhores pneus que já tive em termos de grip. Como ainda estou com eles, não sei o quanto duram, mas em termo de tração e estabilidade, dão um show! O AD do ADvantage vêm de Allison Dunlap, um corredor de cross country profissional que ajudou no design do pneu! Se alguém quiser um review mais técnico sobre ele, clique AQUI.
Depois da minha última troca de bike, estou testando uma configuração diferente e adorando!
Estou com pneu felt 2.3 na frente (comum) destinado para All Montain e o Maxxis AD 2.1 atrás (kevlar). Até agora esta combinação tem se mostrado perfeita para o meu "nível de pedal".
Já testei em todo tipo de trilha, desde o terrão batido até as mais técnicas com pedras e sulcos. Muito provavelmente seguirei essa configuração de agora em diante. Aguardo os comentários! e não se esqueçam... Trilha Limpa... SEMPRE!

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