segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Review Avid Elixir R


Este é um review com impressões pessoais de quem usou os freios por exatos 1 ano e ao longo de aproximadamente 2500 km.
Eles vieram na minha Trek Remedy 8 2011 com rotores de 185 mm.
Minha primeira impressão dele foi excelente. A frenagem da bike era nitidamente superior ao conjunto que eu tinha anterior (Alivio hidráulico com rotores de 160 mm).
Os freios eram macios e transmitem muita confiança ao piloto.
Este foi o meu primeiro conjunto Avid e não fiquei decepcionado logo no início.
Essa linha possui um sistema de arruelas que permitem fazer um ajuste muito fino da sapata do freio e com isso evitar qualquer contato desnecessário entre o disco e as pastilhas.
A durabilidade das pastilhas originais também foi muito boa. Mesmo com alguns dias de chuva (2 ou 3 na verdade), elas chegaram a durar 2100 km de trilhas técnicas e íngremes onde os freios são muito exigidos.
A minha decepção com o conjunto veio por volta de 1700 km rodados quando a pastilha começou a pegar no disco.
Faço revisões regularmente e levo muito à sério a manutenção da bike e por isso mesmo o espanto. Foi necessário fazer a substituição dos conduítes e somente após 3 sangrias conseguimos deixar os freios perfeitos novamente. Os rotores foram verificados e nada de anormal constatado e foi quando comecei a ver diversos relatos parecidos da linha Elixir da Avid. Cheguei a ver SPZ zeradas com freios raspando as pastilhas.
No meu caso, toda a pinça foi desmontada, o conjunto todo foi limpo, trocado as borrachas de vedação e ainda assim o problema não se resolveu.
O mais peculiar é que o barulho só aparece após o aquecimento do sistema e isso faz com que você passe por "O Chato" na oficina reclamando de um problema que ninguém consegue reproduzir. Foi preciso levar o dono da loja em um pedal para que ele mesmo constatasse o caso. Por volta de 30 ou 40 km rodados é possível ouvir e sentir as pastilhas pegando. Uma pena, pois realmente achei que esse seria um conjunto com excelente custo X benefício se comparado aos conjuntos top de linha.
Adquiri recentemente freios XT com pastilhas ventiladas e assim que rodar uns 1000 km com eles, faço um review aqui.


Nenhum comentário :