domingo, 6 de julho de 2014

Caveirinhas Explorer


Sabadão super normal. Marcamos no nosso ponto de encontro padrão um pedal sem destino definido.
Com o tempo seco, resolvi levar um pouco mais de água que normalmente levo... E essa decisão foi segundos antes de sair de casa. É nessas horas que temos certeza que existe anjo da guarda!
Às 8h30, começamos a rodar sem definir a trilha. Como praticamente todas elas partem da Pedra Partida, até lá não precisaríamos nos preocupar com isso.
Chegando à pedra os destinos seriam Morungaba pelo Horto, Caveirinhas, BMX e até mesmo o Comandos em Ação havia sido cogitado.

Decidimos pela trilha das Caveirinhas. A trilha é muuuito técnica. As descidas são íngremes, com raízes e facões para todo lado... isso sem contar as pedras. Resumindo, trilha do jeito que gostamos!

Eu estava um pouco preocupado, pois havia levado meu filho para fazer o BMX, trilha excelente também, mas não tão técnica. Não sabia como ele se sairia na Caveirinhas. Mas o cara mandou muito! Desceu tudo em cima da bike! belo feito para a primeira vez lá.


Já na descida da Pedra Partida um susto.

Um biker perdeu a tangente e foi parar dentro de um buraco enorme. Engoliu ele e a bike. Graças ao mato e à sorte dele, nenhum arranhão... só a coceira.

Como o meu intuito era fazer o BMX, e tenho alguns videos dele, não levei a Virb... uma pena! Pois essa trilha realmente merecia algumas filmagens.
Descemos a Caveirinhas no melhor estilo. Alguns em cima da bike, outros ao lado e outros por baixo dela... kkkk
No final da descida, o êxtase dos que ali estavam pela primeira vez é ótimo de ver! Qualquer biker que gosta de um trecho técnico, pira na Caveirinhas. Realmente é muito bom.
No final da trilha todo mundo conferindo o equipamento...
e melhor que isso, todo mundo bem e contente.
Aqui fizemos um split do grupo. Alguns com horário voltaram por Morungaba e nós decidimos explorar o outro lado da volta. Nossa ideia era contornar o morro da pedreira e sair no final do Comandos em Ação.
Ali começou um pedal explorer muito duro, mas que rendeu o que talvez seja a trilha mais bacana que já descobrimos.
Achamos singles insanos, íngremes, técnicos, rápidos, lentos com pedras, enfim... trilha completa.






Encontramos uns motoqueiros que nos deram algumas dicas de localização e ter o Edge 800 com as fotos do Google Earth foi fundamental para não nos perdermos (valeu Alexandre).

Conhecemos a "descida do jeep", batizada assim devido a um jeep ter capotado nela de tão íngreme. São uns 15 metros com inclinação de mais ou menos 50%, praticamente igual à Pedra Grande em Atibaia, só que no barro. Muuuito legal.
Olha a elevação da trilha

Foram 35 km, 1.089 m de altimetria e 5 horas de pedal. Aqui aquele pouco de água a mais do ínício fez muita diferença. Os 3 litros acabaram faltando 5 km para finalizar a trilha. Valeu a dica Anjo da Guarda! ;)

Já desenhamos a trilha que faremos da próxima vez. Ela será após o Comandos em Ação, ou seja, faremos o Comandos e já emendaremos direto nela, saindo no fim da Caveirinhas. Com isso teremos a doída volta por Morungaba, mas com certeza a satisfação será enorme. Mal posso esperar para fazermos isso.
E como esse trecho será ao final do Comandos em Ação, batizamos o local de G.I. Joe... kkkkk
É claro que ela já deve ter um nome, mas para nós será o trecho do G.I. Joe

Olha como ela ficou no Garmim.

3 comentários :

Antônio de Almeida disse...

Bom dia, amigo!
Sou recém chegado na região (estou morando em Vinhedo) e semana passada estive em Joaquim Egídio... Como não conhecia nada acabei subindo o observatório e descendo pelo mesmo caminho da subida.
Curti bastante essa trilha que vcs fizeram! Tem que entrar em fazendas, abrir e fechar porteiras ou é tudo aberto?
Se aceitarem um cara prego para andar com vcs num próxima eu me candidato!rs
Abs

Mosca SS disse...

Opa Andre... a região de Joaquim Egídio possui mais de 200 km de trilhas. Tem os estradões (vários e abertos) e tem as trilhas por fazendas onde pulamos cerca, abrimos e fechamos porteiras, enfim... tem para todo gosto! Hoje fizemos uma excelente! Curte o nosso face e manda uma mensagem na sexta para saber o ponto de encontro...

Mosca SS disse...

o nosso face: www.facebook.com/mosca4fun
Se vc gosta de trilhas fechadas e técnicas, vai adorar pedalar conosco! Fugimos de estradões sempre que possível! :)