quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O que é SAG?

Todos os bikers mais experientes sabem o que é SAG. Eu descobrir a não muito tempo quando entrei no mundo das Full Suspensions e resolvi compartilhar.
SAG (Suspension Adjustments Gap ou Ajuste da "Lacuna" da Suspensão) consiste em ajustar o quanto uma suspensão é comprimida da posição de nenhuma carga (a bike com as rodas fora do chão) até a bike em uma superfície plana com o biker todo equipado em cima dela.
A maioria do pessoal regula tanto a suspensão dianteira quanto a traseira com 25% do curso, ou seja, para uma suspensão de 100 mm, quando você sobe na bike, SEM PULAR NELA, as suspensões não devem ser comprimidas mais que 25 mm. A dica é baixar o banco para se poder subir e descer da bike bem devagar!

Olhando no site da Trek para a FOX Talas 120 - 150 e a FOX RP2 (suspensões da Trek Remedy 8 2011), temos os seguintes valores:
Pressão: Até 95 kg - 100psi
SAG: 20% a 25% conforme a foto abaixo!
Este medidor, SAG Meter, que veio na bike ajuda, mas realmente não é fundamental. Para a suspensão traseira, uma Fox Float RP2, o SAG indicado é entre 25% e 35%. É importante ficar neste intervalo para não comprometer o funcionamento dela nas trilhas.
Outra coisa que o pessoal esquece é que tem que fazer isso com TUDO que você leva, ou seja, camel back cheio, sapatilha, caramanhola, enfim... peso total!
O rebound (ajuste da velocidade em que a suspensão volta de uma compressão) também precisa ser ajustado. Deixar ele muito livre pode fazer com que a bike pule muito diminuindo o controle principalmente durante as freadas nas descidas, e colocar ele rígido demais pode fazer com que nas descidas muito técnicas, as suspensões não usem totalmente o seu poder de amortecimento em buracos seguidos.
Neste caso eu segui a minha intuição, pois no site da FOX a recomendação para o meu peso era deixar o rebound fechado 50%, e confesso que não gostei do resultado!
É claro que essas são configurações padrões e o gosto de cada biker deve imperar sempre.
Prestem sempre a atenção no O Ring (essa borracha que mede o curso da suspensão) para que nem a suspensão da frente nem a traseira cheguem a final de curso, pois além de estragar a suspensão, pode até ocasionar uma quebra no quadro da bike. Infelizmente já vimos isso acontecer!!
Olha aí uma Trek Fuel Ex7 com o quadro quebrado devido a fim de curso!


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