quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pedal e Diabetes


Turma, lendo a IstoÉ de 11/janeiro (nr 2200) achei uma reportagem muito interessante que relaciona a diabetes ao pedal. Cientistas, pensando em prevenir principalmente a diabetes do tipo 2, que está ligada ao sedentarismo e à obesidade, observaram que a principal desculpa das pessoas era a falta de tempo. Com isso desenvolveram um programa de treino de 1 minuto (isso mesmo 1 minuto) que ajuda em muito a combater o excesso de glicose (açúcar) no sangue.
O programa consistem em pedalar 1 minuto por dia fazendo 3 arrancadas de extrema intensidade durante 20 segundos. Fazendo isso no mínimo 3 vezes por semana, os pesquisadores garantem que é possível diminuir o nível glicose no sangue e melhorar a função da insulina.
O funcionamento do programa é simples. Com o exercício em forma de explosão, os músculos precisam consumir uma grande quantidade de açúcar rapidamente e com isso o retiram do sangue.
Lembrando que é fundamental fazer um bom alongamento ANTES e DEPOIS dos arranques.
O artigo foi publicado na revista científica Journal of Applied Physiology . Para quem quiser saber mais leia a reportagem completa na IstoÉ, pois existem algumas ressalvas e alguns cuidados antes de entrar em um programa como esse. Mas é bem interessante!
O "problema" é que este programa tem como foco a diabetes e não serve para quem quer emagrecer, para este último as recomendações continuam as mesmas de comer menos, comer mais saudável, exercitar-se regularmente, ou seja, sem fórmula mágica!!!vamos ver se isso melhora daqui uns anos, não é?

Nenhum comentário :