quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Hyperlapse - Fim dos Videos Tremidos?

As imagens fazem parte cada vez mais de nossas vidas. Arrisco a dizer que estamos na era da imagem. Acredito que nunca tanto investimento foi feito para que as imagens pareçam mais reais, mais fiéis à realidade (ou às vezes exatamente o oposto).
Para nós que adoramos pedalar, a vontade de mostrar aos amigos os locais que visitamos, as proezas que aprontamos e, principalmente, as presepadas dos companheiros, se tornou parte do esporte. Mesmo aqueles que não ligam para a sétima (e oitava) arte, adoram ver o resultado final.
Com o surgimento das "Action Cameras" e seus preços cada vez mais acessíveis, o principal canal de streaming de vídeo da web (YouTube) recebe diariamente centenas de milhares de mega bytes de videos somente de esportes radicais.
A grande maioria desses vídeos é de origem amadora e o que podemos notar em quase todos eles é a trepidação normal inerente do esporte praticado.
Para resolver esse problema, inúmeras tecnologias foram desenvolvidas e ainda estão evoluindo.
Nesse vídeo filmado com uma Contour HD, é possível notar o software da máquina (não houve edição) tentando minimizar a trepidação.


Nota-se a suspensão da bike curva em algumas imagens. O efeito final não é tão agradável, mas deixa o vídeo melhor que se nada fosse feito.
A Sony desenvolveu a muito tempo o SteadyShot e já incorpora esse recurso em suas máquinas desde então.
Aqui um comparativo (feito pela própria Sony) entre ela e a GoPro

O fato é que não é fácil colocar uma câmera no guidão de uma bike, despencar com ela pirambeira abaixo e querer um vídeo lisinho como se um drone estivesse te seguindo .
A microsoft vem trabalhando em um software para tentar melhorar essa questão e até agora os resultados divulgados são muito legais.
O novo Hyperlapse trabalha de forma diferente dos outros softwares. O timelapse, que é aquela técnica de se acelerar o video 10 ou 20 vezes ou fixar a câmera em um ponto e tirar fotos em intervalos grandes (2, 5 ou mais segundos) dando aquela impressão de que o tempo está passando rapidamente, já sofre um pouco com as trepidações (para o caso de câmeras se movendo) e é exatamente nesse ponto que a nova técnica do Hyperlapse entra.
Ela faz uma análise 3D de cada um dos quadros do vídeo. Com isso é possível mapear os elementos e recriar o vídeo reposicionando cada quadro eliminando a trepidação. Melhor que explicar, é mostrar o resultado.
Bacana, não?!
Ainda temos alguns saltos na imagem, pois a técnica não é perfeita. O importante é que o resultado final é muito mais agradável.
Aqui como a técnica é aplicada

Infelizmente nem tudo são flores.
quem trabalha com vídeos sabe que o processamento das imagens é sempre pesado, demanda memória e, principalmente, processador dos nossos computadores. Alguns testes foram feitos e um vídeo de 10 min levou 300 hrs para ser processado (digitei errado não... TREZENTAS horas).
Então, a menos que você tenha um super computador (e não estou falando de um I7 quad core), essa será um tecnologia que irá demorar para chegar na sua (e à minha) casa.
Os especialistas ainda estão trabalhando para melhorar o algorítimo e deixá-lo mais leve e só nos resta torcer e aguardar.
E olha o que a turma está inventando. Usando o Street View, é possível fazer um hyperlapse de um local que você não esteve lá! rs
Desconfiem dos amigos que "viajam" muito!



Nenhum comentário :