segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

SPAventura Ecolodge, um lugar para a família

Acho que devem existir pouquíssimas pessoas no mundo que não gostam de viajar e conhecer novos locais.
Eu não tenho nenhum amigo assim, muito pelo contrário. Meus amigos são viciados em viagens.
Eu adoraria ter tempo e dinheiro para viajar mais. Adoro conhecer pessoas, lugares e fotografar. Fotografar tudo, todos e qualquer coisa.
Um final de semana fora rendem 1200 imagens... uma delícia.
Este final de semana, conhecemos um local excelente próximo à São Paulo, logo ali em Ibiúna.
O SPAventura.

Trata-se de um Hotel no meio do mato, cercado pela belíssima mata Atlântica repleta de pássaros, cachoeiras, lagos e tudo o mais que um eco louco como eu precisa para passar um final de semana rejuvenescedor.

O conceito do hotel em ser ecologicamente correto e auto-sustentável é excelente.
Quase tudo nele é feito com materiais reaproveitados como madeira de demolição (que cá para nós está super na moda e caríssima), compensados e aglomerados.
Outra coisa interessante é o material que é usado nos telhados. É uma espécie de manta asfáltica com uma camada de pedrinhas. Praticamente tudo é coberto com esse material muito eficiente contra chuva, sol e ecologicamente correto. Vou descobrir o que é.

Os chalés do hotel são amplos e confortáveis.





Ficamos no Master, que acomoda muito bem 4 pessoas.
O bom gosto está por toda parte. Como o complexo possui menos de 1 ano de idade (inaugurado em março de 2014), é tudo muito novo, muito limpo e aconchegante.
O que realmente senti falta foi de um ar condicionado no quarto. Estamos batendo recordes de temperatura por todo o Brasil e em Ibiúna, mesmo envolto em tanta vegetação, o calor não deu trégua.
Durante o dia era impossível ficar dentro do chalé mesmo com as janelas abertas e ventilador de teto ligado. Tudo bem que ninguém queria ficar no chalé com tantas atividades externas, mas mesmo à noite, o calor era grande. A temperatura começava a ficar boa na madrugada e alguns conseguiram sentir frio no início da manhã (até às 8h00 somente).


Assim como os chalé, as áreas comuns seguem o mesmo padrão de extremo bom gosto e ideias arquitetônicas e de decoração diferentes. Desde à cobertura, que leva dos chalés até o restaurante. passando pela área de estar e à piscina (que são todos integrados).




 

Aqui embaixo uma linda mesa apoiada em rodas de bikes antigas. Não é muito prática, pois balança, mas o impacto visual compensa.







Antes de falar das atividades outdoor, vamos falar um pouco dos "comes".
O esquema do hotel é pensão completa, onde, durante o horário das refeições, comida e bebidas não alcoólicas estão inclusos no pacote. São quatro refeições diárias (café, almoço, chá da tarde e jantar) extremamente bem servidas e requintadas.
Não existem pratos básicos. Tirando o arroz branco e o feijão, todo o resto é trabalhado nos detalhes.
Pratos padrões como filet à parmegiana ou um fricassê de frango são saborosíssimos.
As saladas sempre com temperos diferentes para se escolher e com a vantagem de serem 100% produzidas na própria fazenda do hotel, ou seja, seguindo o viés orgânico, a alimentação, além de gostosa, é muito mais saudável.
Morango, manga, mamões completam as sobremesas light. É claro que também são servidos pudins, brigadeiros e um maravilhoso merengue de morango (não percam esse).
A falha achei no suco natural. Não estava em um recipiente térmico, ficando apenas à cargo do gelo baixá-lo da temperatura ambiente (mais de 30 graus). Gostaria de pelo menos mais uma opção de suco na mesma refeição. Prefiro os sucos aos refrigerantes, mas dada à temperatura e à falta de opções de alguns dias (não tomo suco de abacaxi, por exemplo), acabei apelando para velha coca-cola geladíssima.

Olhando à sua volta, nota-se que o primor da decoração chama à atenção. Realmente não economizaram!







Para a parte "aventura" do hotel, existem algumas opções muito diferentes.
A primeira é a clássica caminhada por trilhas pela mata e a exuberância da natureza faz o seu papel de deixar os visitantes extasiados.









Algumas trilhas são mais fechadas, outras um pouco mais abertas, mas todas trilhas tranquilas de serem feitas. Há diversas cachoeiras (pequenas, é verdade) ao longo dessas trilhas e com aquela água gelada característica. Basta um banho para qualquer calor desaparecer imediatamente do seu corpo. Confesso que a sensação de frio estava um pouco esquecida e foi bom "revê-la".

Outros atrativos do hotel são as tirolesas. Duas. Uma mais curta e rápida, podendo alcançar até 80 km/h dependendo do peso do praticante e outra mais lenta e longa. São aproximadamente 600 m de comprimento e 250 m de altura. Infelizmente a tirolesa não faz parte do pacote da estadia e são cobrados R$ 80,00 por pessoa.
A vista é incrível. Essa é a visão da plataforma mais baixa da tirolesa maior.

Tem ainda as trilhas de bike, que recomendo fortemente.
As bikes do hotel não são, como normalmente são, péssimas e em mal estado. Precisam sim de alguma manutenção, ajustes em marchas e muuuuito lubrificante, mas estão totalmente adequadas ao tipo de passeio que será feito e ao público médio esperado.
Conjunto Alivio/Acera dá conta do recado.

Ainda são fornecidos capacetes e luvas (uso obrigatório).
Para os mais insanos, a dica é levar sua própria bike e seus equipamentos para curtir as trilhas.
Fazer o passeio com os demais hóspedes pode ser legal e divertido, mas são trilhas de até 8 km sem grandes desafios. Em minha próxima estadia vou agendar um passeio solo e rodar pelo menos uns 30 km conhecendo todas as passagens e caminhos de uma vez só.

Indo para o lado aquático do complexo, é no lago artificial que a brincadeira muda.
A sensação é o stand up paddle, o duck (alguns ainda chamam de caiaque) e uma slack line diferente, mais ao estilo baiana do exército.
Todos eles rendem ótimas risadas e muita diversão.




Há também a possibilidade de fazer uma cavalgada (também não inclusa no pacote de estadia) e conhecer diversas trilhas à galope.


Para os mais fanáticos por fazenda, ainda é possível acompanhar a ordenha da vaca, às 6h00 da manhã. Confesso que essa experiência eu passei!

A proposta do hotel é 100% de autossuficiência.
Graças a caríssimos painéis fotovoltaicos, muita da energia gasta no complexo é produzida ali mesmo e na baixa estação, até energia para a rede pública eles conseguem gerar, agregando a isso um valor imenso ao projeto como um todo.


Um dos principais pontos a serem elogiados ao hotel é com relação à equipe.
Desde o momento da recepção, passando pelo jardineiro que, às 8h00 da manhã do domingo, cortava a grama e cumprimentava a todos com um largo sorriso, até os garçons e garçonetes sempre sorridentes e solícitos.
Infelizmente não tive o prazer de conhecer o chef e parabenizá-lo pelo excelente trabalho da cozinha.
A equipe de aventura também estava de parabéns. Preocupados com o divertimento e segurança de todos, ainda achavam tempo para também se divertirem conosco.
1 final de semana foi pouco, mas posso garantir que retornarei dentro em breve.

Um comentário :

RMY disse...

Cara, muito legal... Adorei as fotos e comentários... Valeu!