quinta-feira, 10 de março de 2016

CORREIOS - Nenhum monopólio é bom


- Bom dia, é do CDD dos correios? (Centro de Distribuição Domiciliar)
- Sim, posso ajudá-lo?
- Claro. Estou esperando uma encomenda e vi aqui pelo sistema que houve uma tentativa de entrega ontem, mas consta que o carteiro não foi atendido. Moro em um condomínio com portaria 24hrs. Isso não pode ter acontecido!
- Er... sim... qual o endereço?
- Rua XYZ, 1234.
- Ah... sim... veja bem. Nós estamos com poucos carteiros e ele acabou saindo para fazer outra rota. Só que no sistema nós temos que lançar alguma coisa, senão ficam cobrando a gente, fica pendente, sabe como é?!
- Ah... imagino. Mas então foi lançado que o carteiro não foi atendido só para não ficar pendente? Ele nem veio aqui?
- Isso. Senão dá problema para nós.
- Mas minha preocupação é se meu pacote será entregue. Não quero que ele seja devolvido ao destinatário.
- Ele deve ser entregue hoje. Não sei como o carteiro está fazendo, mas vai chegar hoje. O Sr pode ficar tranquilo!
- OK. Vou aguardar. Obrigado e bom dia.
- Bom dia

Diálogo que tive ao ligar para os correios. Ainda bem que mantenho o controle de todas as minhas encomendas, tanto no envio quanto no recebimento.

Isso aqui ilustra o tipo do serviço prestado por uma empresa única.
Hoje fui à uma agência enviar um pacote. Como é venda do Mercado Livre, o pacote vai 100% pronto. A etiqueta está com código de barras e o frete pago. É só registrar no sistema e me devolver o comprovante. Com 3 pessoas na minha frente, fiquei 20 minutos esperando os únicos dois atendentes lutando com um sistema extremamente lento e um processo burocrático de corta, cola, escreve, assina e registra até ser atendido. Mesmo o meu pacote que era super rápido, levou exatos 4 minutos.

Outra coisa que me deixa indignado são os R$ 12,00 que nos são cobrados sempre que uma encomenda de origem internacional é taxada pela alfândega. Que serviço é esse? Se não fosse taxado ele deveria ser entregue na minha casa e quando é taxado eu vou retirar. Ficar com meu pacote lá alguns dias é mais caro que entregar na minha casa?

Nem vou comentar o monte de videos na internet mostrando como são tratados os pacotes nos momentos de serem carregados nos caminhões. Existem vários flagrantes disso.

O ponto é, a livre concorrência ainda é a melhor maneira de melhorar os serviços. Quando somente uma empresa domina um segmento, nós consumidores ficamos à mercê de da qualidade oferecida e praticamente sem direito à reclamações.

Já teve CPI dos correios e essa é outra instituição que também tem rabo preso. É esperar para ver.

Nenhum comentário :