Existem várias formas de montar pneus tubeless. Seguem os que achei interessante:
Forma 1 - Usando um aro tubeless e um pneu tubeless. Neste caso você pode ou não usar o selante. Este líquido é responsável por fechar o furo assim que ele acontece, pois ele vaza um pouco e sela o buraco (até 3 mm), como se fosse um conserto de pneus de carro à frio. Sem o selante, se furar seu pneu, já era. Pois não se coloca o pneus na mão no aro para usá-lo como tubeless novamente (imaginando que se consertasse o furo do pneu). Com o selante, caso você fure o pneu ele automaticamente fecha o furo e nem dá pra perceber que furou! A menos que tenha sido furado por uma estalagmite, certo Cassio? rs. O único jeito de você ficar na mão é se o pneu rasgar. Neste caso, você ficaria na mão de qualquer forma, pois não conheço ninguém que leva PNEU reserva! Para quem quiser ficar sem o selante, a dica é levar uma câmara extra.
Forma 2 - Usar um aro tubeless com um pneu não tubeless! Neste caso é possível rodar, mas é FUNDAMENTAL o uso do selante! O líquido irá vedar o pneu com o aro. A desvantagem deste formato é que os pneus tubeless são mais resistentes, então, o pneu normal pode ser que furos maiores sejam mais fáceis de acontecer fazendo o líquido vazar sem vedar o furo, resultando na necessidade de se usar uma câmara reserva (só que desta vez com o aro e pneu todos melados... rs)
Forma 3 - Usar Aro não tubeless e um pneu indiferente (tubeless ou não) - Neste caso é necessário usar o KIT INTEIRO da notubes (por exemplo) que compreende uma fita de aro, uma fita de vedação e o líquido NoTubes! O resultado final (em termos de furo) será também igual à Forma 1.
Forma 4 - Usar o correto. Aro e pneus tubeless e ainda o selante.
Agora os "poréns"!
Nas 4 formas existe o "problema" do uso do tubeless. Sempre que for necessário trocar um pneu, você precisará de um compressor para o pneu "encaixar no aro", pois a pressão de encaixe gira em torno de 60-70 PSI, o que não conseguimos com as bombas manuais.
Aros e pneus Tubeless são, em geral, mais pesados que os normais já que a borracha tem que aguentar mais e o aro possui paredes diferentes para evitar a saída do ar. Ambos também são mais caros.
Sempre que for fazer uma troca de pneu, será necessário colocar o selante e isso também é mais $$.
Existe um sistema se conversão da Slime chamado SRT que se diz muito mais barato. Olhem o detalhe abaixo:
E do próprio site da Slime:
"What is SRT?
SRT is a NEW technology that allows the fast and easy conversion of any standard rim to tubeless for just a fraction of the cost of conventional tubeless wheels and tires. SRT tires are available as kevlar or wirebead, and all SRT tires have SLiME inside.
NEW Tubeless Technology
- Stops 95% of Flats!
- Fits Any Standard Rim
- Easy to Install - Mounts in Minutes!
- Pinch Flat Resistant
- SLiME Inside "
Baseado nisso, não vi vantagens para nós nos pedais dominicais. É verdade que às vezes enche o saco ficar trocando câmara de ar na trilha, mas nunca voltamos empurrando devido a pneu furado sem conserto. Acredito que consertar pneu também faça parte do show.
Existem duas opções interessantes para quem quer reduzir furos. Uma é colocar o selante (notubes ou zefal) DENTRO da câmara. Isso resolve os furos pequenos de espinhos, por exemplo. Outra é uma fita de proteção (eu uso na minha roda traseira apenas) que, no meu caso, reduziu drásticamente a quantidade de pneus furados. Elas não custam caros e são mais leves que o conjunto aro/pneu tubeless. Olha ela aí embaixo!
O selante é meio salgado de preço! em média R$ 140,00 o litro (tudo bem que dura bastantes, mas....) Olha uma marca aí embaixo!
Olha como coloca o líquido dentro do pneu! Segundo os blogs que consultei, entorno de 60 a 100 ml... então só de selante, perto de R$13,00 por troca!
Tem uma turma que faz umas "gambiarras" e transformam rodas e pneus normais em conjunto tubeless, comprando só o líquido notubes... é só dar uma "googada" que acha!
E lembrem-se... Trilha Limpa
Pra quem chegou até aqui, segue um post sobre como colocar selante DENTRO da câmara com válvula presta! Selante na Câmara
6 comentários :
Bom dia. O principal atrativo do tubeless na verdade não é a prevenção de furos. Tanto que se pode montar sem o selante. Uma das vantagens do tubeless é acabar com o chamado snake bite, quando o pneu "morde a camera", devido a batidas em buracos, pedras, raízes, e poder usar pressoes menores nos pneus, tipo 20-25 lbs. Porque pressao tao baixa ? Aumenta o conforto e a tração, dependendo do tipo de terreno. Pra quem faz a maioria dos pedais em estradao (speed com poeira... rs) pode parecer ridiculo pedalar com essa pressao, mas pra caso de uma trilha mais fechada, com piso muito irregular, a menor pressao mostra as vantagens. Na trilha da bocaina, na parte onde tem as pedras, por exemplo, alguns ciclistas tem dificuldades de transpor, pela falta de tração devido o pneu nao se moldar ao terreno. O uso com selante, só completa o conjunto.
Excelente contribuição, Andre. Obrigado!
Voltando esse tema. Montei em minha bike que usa rodas e pneus normais nao tubeless) um kit Joe´s No Flats. Montados desde Julho de 2011, nunca tive problemas. O unico porem foi com o pneu traseiro onde ocorreu um pequeno corte na lateral. Vazou bastante liquido é verdade mas vedou -estou rodando normalmente com esse pneu ainda sem camera. No grupo temos 5 bikes com esse sistema, todos sem problemas. Nao sei dizer se esses pneus ja furaram, pois nao se percebe o furo, mas desde montados nunca paramos para consertar ou encher esses pneus... Eu ja furei meus pneus em casa, com prego, afim de testar o sistema, e os resultados obtidos foram 100%, todos os furos vedados sem muita perca de liquido selante. O sistema se mostrou eficiente. Particularmente eu gostei do sistema e recomendo.
Esse final de semana montei um "gueto tubeless". Aro normal (nao tubeless)- Vzan Vmax- pneu normal de arame (nao tubeless)-CST cabalero de arame- camera de ar para aro 20 e liquido selante (Joe´s).
Uma alternativa caseira que vi na net e resolvi colocar em pratica. Assim que o biker pedalar alguns quilometros trago a analize.
Andre, e um papo de que é preciso renovar o selante a cada 4 meses? Procede?
Marcao, sinceramente nao sei. No meu pneu da frente, nao mexi mais depois de montado. Só coloquei mais selante no traseiro devido ao corte na lateral. Vou pesquisar tambem a respeito. Qualquer coisa te falo...
Belo post Mosca, muito instrutivo! Sobre as fitas anti-furo uma informação. Já as tive em 2 MTBs mas retirei porque as próprias rasgavam a câmara de ar (pelo atrito entre a extremidade da fita e a câmara). Não me recordo da marca mas já vi isso acontecer inclusive com outros colegas de pedal. Bom, pelo visto não existe solução ideal... acredito que cada um deve procurar a configuração que melhor lhe atenda!
Abraços,
Denis
(denisthg.blogspot.com.br/)
Postar um comentário