quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pneus Tubeless

Atendendo a pedidos, fiz umas pesquisas na net sobre pneus tubeless, ou seja, pneus sem câmara de ar. O negócio não é tão simples quanto parece e tem algumas desvantagens significantes no meu ponto de vista! Vamos aos resultados!
Existem várias formas de montar pneus tubeless. Seguem os que achei interessante:

Forma 1 - Usando um aro tubeless e um pneu tubeless. Neste caso você pode ou não usar o selante. Este líquido é responsável por fechar o furo assim que ele acontece, pois ele vaza um pouco e sela o buraco (até 3 mm), como se fosse um conserto de pneus de carro à frio. Sem o selante, se furar seu pneu, já era. Pois não se coloca o pneus na mão no aro para usá-lo como tubeless novamente (imaginando que se consertasse o furo do pneu). Com o selante, caso você fure o pneu ele automaticamente fecha o furo e nem dá pra perceber que furou! A menos que tenha sido furado por uma estalagmite, certo Cassio? rs. O único jeito de você ficar na mão é se o pneu rasgar. Neste caso, você ficaria na mão de qualquer forma, pois não conheço ninguém que leva PNEU reserva! Para quem quiser ficar sem o selante, a dica é levar uma câmara extra.

Forma 2 - Usar um aro tubeless com um pneu não tubeless! Neste caso é possível rodar, mas é FUNDAMENTAL o uso do selante! O líquido irá vedar o pneu com o aro. A desvantagem deste formato é que os pneus tubeless são mais resistentes, então, o pneu normal pode ser que furos maiores sejam mais fáceis de acontecer fazendo o líquido vazar sem vedar o furo, resultando na necessidade de se usar uma câmara reserva (só que desta vez com o aro e pneu todos melados... rs)

Forma 3 - Usar Aro não tubeless e um pneu indiferente (tubeless ou não) - Neste caso é necessário usar o KIT INTEIRO da notubes (por exemplo) que compreende uma fita de aro, uma fita de vedação e o líquido NoTubes! O resultado final (em termos de furo) será também igual à Forma 1.

Forma 4 - Usar o correto. Aro e pneus tubeless e ainda o selante.

Agora os "poréns"!
Nas 4 formas existe o "problema" do uso do tubeless. Sempre que for necessário trocar um pneu, você precisará de um compressor para o pneu "encaixar no aro", pois a pressão de encaixe gira em torno de 60-70 PSI, o que não conseguimos com as bombas manuais.
Aros e pneus Tubeless são, em geral, mais pesados que os normais já que a borracha tem que aguentar mais e o aro possui paredes diferentes para evitar a saída do ar. Ambos também são mais caros.
Sempre que for fazer uma troca de pneu, será necessário colocar o selante e isso também é mais $$.


Existe um sistema se conversão da Slime chamado SRT que se diz muito mais barato. Olhem o detalhe abaixo:
E do próprio site da Slime:
"What is SRT?
SRT is a NEW technology that allows the fast and easy conversion of any standard rim to tubeless for just a fraction of the cost of conventional tubeless wheels and tires.  SRT tires are available as kevlar or wirebead, and all SRT tires have SLiME inside.

NEW Tubeless Technology

  • Stops 95% of Flats!
  • Fits Any Standard Rim
  • Easy to Install - Mounts in Minutes!
  • Pinch Flat Resistant
  • SLiME Inside  "


Baseado nisso, não vi vantagens para nós nos pedais dominicais. É verdade que às vezes enche o saco ficar trocando câmara de ar na trilha, mas nunca voltamos empurrando devido a pneu furado sem conserto. Acredito que consertar pneu também faça parte do show.
Existem duas opções interessantes para quem quer reduzir furos. Uma é colocar o selante (notubes ou zefal) DENTRO da câmara. Isso resolve os furos pequenos de espinhos, por exemplo. Outra é uma fita de proteção (eu uso na minha roda traseira apenas) que, no meu caso, reduziu drásticamente a quantidade de pneus furados. Elas não custam caros e são mais leves que o conjunto aro/pneu tubeless. Olha ela aí embaixo!
O selante é meio salgado de preço! em média R$ 140,00 o litro (tudo bem que dura bastantes, mas....) Olha uma marca aí embaixo!
Olha como coloca o líquido dentro do pneu! Segundo os blogs que consultei, entorno de 60 a 100 ml... então só de selante, perto de R$13,00 por troca!

Tem uma turma que faz umas "gambiarras" e transformam rodas e pneus normais em conjunto tubeless, comprando só o líquido notubes... é só dar uma "googada" que acha!

E lembrem-se... Trilha Limpa 

Pra quem chegou até aqui, segue um post sobre como colocar selante DENTRO da câmara com válvula presta! Selante na Câmara

6 comentários :

Andre disse...

Bom dia. O principal atrativo do tubeless na verdade não é a prevenção de furos. Tanto que se pode montar sem o selante. Uma das vantagens do tubeless é acabar com o chamado snake bite, quando o pneu "morde a camera", devido a batidas em buracos, pedras, raízes, e poder usar pressoes menores nos pneus, tipo 20-25 lbs. Porque pressao tao baixa ? Aumenta o conforto e a tração, dependendo do tipo de terreno. Pra quem faz a maioria dos pedais em estradao (speed com poeira... rs) pode parecer ridiculo pedalar com essa pressao, mas pra caso de uma trilha mais fechada, com piso muito irregular, a menor pressao mostra as vantagens. Na trilha da bocaina, na parte onde tem as pedras, por exemplo, alguns ciclistas tem dificuldades de transpor, pela falta de tração devido o pneu nao se moldar ao terreno. O uso com selante, só completa o conjunto.

Mosca SS disse...

Excelente contribuição, Andre. Obrigado!

Andre disse...

Voltando esse tema. Montei em minha bike que usa rodas e pneus normais nao tubeless) um kit Joe´s No Flats. Montados desde Julho de 2011, nunca tive problemas. O unico porem foi com o pneu traseiro onde ocorreu um pequeno corte na lateral. Vazou bastante liquido é verdade mas vedou -estou rodando normalmente com esse pneu ainda sem camera. No grupo temos 5 bikes com esse sistema, todos sem problemas. Nao sei dizer se esses pneus ja furaram, pois nao se percebe o furo, mas desde montados nunca paramos para consertar ou encher esses pneus... Eu ja furei meus pneus em casa, com prego, afim de testar o sistema, e os resultados obtidos foram 100%, todos os furos vedados sem muita perca de liquido selante. O sistema se mostrou eficiente. Particularmente eu gostei do sistema e recomendo.
Esse final de semana montei um "gueto tubeless". Aro normal (nao tubeless)- Vzan Vmax- pneu normal de arame (nao tubeless)-CST cabalero de arame- camera de ar para aro 20 e liquido selante (Joe´s).
Uma alternativa caseira que vi na net e resolvi colocar em pratica. Assim que o biker pedalar alguns quilometros trago a analize.

Mosca SS disse...

Andre, e um papo de que é preciso renovar o selante a cada 4 meses? Procede?

Andre disse...

Marcao, sinceramente nao sei. No meu pneu da frente, nao mexi mais depois de montado. Só coloquei mais selante no traseiro devido ao corte na lateral. Vou pesquisar tambem a respeito. Qualquer coisa te falo...

Denis Rodrigues disse...

Belo post Mosca, muito instrutivo! Sobre as fitas anti-furo uma informação. Já as tive em 2 MTBs mas retirei porque as próprias rasgavam a câmara de ar (pelo atrito entre a extremidade da fita e a câmara). Não me recordo da marca mas já vi isso acontecer inclusive com outros colegas de pedal. Bom, pelo visto não existe solução ideal... acredito que cada um deve procurar a configuração que melhor lhe atenda!

Abraços,
Denis

(denisthg.blogspot.com.br/)