segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pneus II

Já fiz um post aqui sobre pneus... todos que já tive passei algumas impressões. Quem quiser ler, está AQUI. Lembrando que na época que escrevi o primeiro post, o estilo de pedal era outro. Fazíamos sim trilhas técnicas e alguns singles, mas não dava para se considerar um praticante de All Mountain. Era mais um tipo XC metido a besta!
Com a evolução das bikes (agora FULL) e a mudança de esporte (agora All Mountain), os fatores a serem observados nos pneus também mudaram.
Assim como na postagem anterior, esse texto é 100% impressões pessoais minhas. O que EU achei dos pneus sem nenhum compromisso com nada além de relatar minha opinião pessoal!

Então vamos lá. Terminamos o último post com os pneus Maxxis Advantage 2.1 Kevlar. Usei um deles até acabar. O outro sobreviveu e hoje faz parte da minha Felt Compulsion. Bike que meu filho usa e roda pouco.
O grip é muito legal, mas a falta de cravos laterais maiores não transmite aquela segurança nas curvas e nas beiradas dos facões. Essa segurança eu senti muito bem usando os Bontrager FR4 26x2.3". Estes são os pneus originais da Remedy 8 2011.
Comecei usando eles com Slime dentro da câmara feito da exatamente como neste post aqui.
E neste outro POST, o que achei disso tudo!

Depois que mudei para o tubeless, tenho certeza que não volto mais para trás. O meu nível técnico também evoluiu e junto com ele a dificuldade das trilhas. Usando pneus tubeless comecei a usar pressões como 25 ou 30 psi e a diferença da performance nas descidas e nas subidas com pedras foi grande.
Voltando para o pneu, adorei a medida (2.3) e o grip. Os cravos laterais em baixas pressões grudam no chão e mesmo quando eu já estava com a banda de rodagem praticamente lisa, ainda sentia bastante confiança nas curvas. Só perdia mesmo nas frenagens. Um amigo, vendo eles rodarem comentou: "Seus pneus parecem uma lagarta quando estão girando... eheheh"
Aqui está o pneu no dia do seu sepultamento:


Dá pra ver os cravos laterais rasgados e os centrais completamente gastos. Eu chegava a passar vergonha nos encontros com os amigos.
Deixei chegar os pneus nesse estado exatamente por gostar muito deles. Eu adoraria ter comprado outro exatamente igual. Infelizmente, depois de passar 4 meses esperando a Trek passar valor e prazo de entrega, não consegui mais segurar e comprei novos de outras marcas.
Os escolhidos foram:
Michelin Wild Grip'R 2.25"


Um pneu de uso misto, 2.25 com tecnologia tubeless UST da Michelin. Com isso o pneu tem suas paredes laterias reforçadas para evitar rasgos e furos e pode ser usado, inclusive, sem selante. É claro que a única vantagem disso seria o peso e como essa não é minha prioridade, coloquei sim o selante para garantir (ou minimizar) nenhuma troca em nossos passeios.
A colocação foi muito fácil e recebeu elogios do mecânico.
Segundo a Michelin, ele é um pneu de uso intenso que serve tanto para XC quanto para All Mountain. Pessoalmente não gosto de coisas que se propõem a fazer TUDO bem feito. Ainda mais coisas, muitas vezes, antagônicas, mas escolhi esse pneu baseado em 3 fatores:
1 - Marca. Confio bastante na Michelin. Um dos melhores pneus que tive no meu carro foi dessa marca e mesmo os concorrentes falam muito bem dela.
2 - Comentários de usuários. Pesquisei bastante sites que vendem esse pneu e naqueles que abrem para review dos usuários, o pneu era só elogios.
3 - Relação custo X medida. Dos parâmetros que coloquei como essenciais para mim (o pneu precisava ser de kevlar, 2.2 no mínimo e uso intenso), esse era o que tinha o melhor preço.

Já rodei 3 trilhas com ele e como pneu novo é sempre bom, ainda mais quando o anterior era praticamente slick, não dá para ter uma impressão final. Até agora o pneu é excelente tanto com 40 PSI (estradão) quanto com 25 para as descidas.
Assim que ele chegar próximo do fim da sua vida útil, eu posto mais comentários.

O outro pneu escolhido para teste foi o Continental X-King 2.4


Escolhi ele exatamente pelos mesmos 3 motivos do Michelin.
Como só preciso trocar o traseiro agora, um deles vai ter que esperar.
Apresentei os dois a alguns amigos e todos foram unânimes em escolher o Michelin para ser o primeiro a ser testado. Sendo assim , o Continental bonitão vai ficar na caixa um tempo esperando a sua vez de rodar. Ele é um forte candidato a ser o meu próximo pneu dianteiro.
Minha primeira impressão, é que ele, apesar de ser um pneu de uso misto, tem os cravos laterais menos protuberantes. Vamos ver como se sai nos facões e curvas dentro em breve.

Aguardo comentários. Compartilhem o conhecimento.

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