sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Selante na câmara - passo a passo

Em abril de 2011 coloquei um post sobre pneus tubeless (post link: Pneus Tubeless). Depois de muitos (muuuuitos) furos de tudo quanto é tipo, ou seja, furo de prego, de espinho, snake bike, câmara rasgada, vidro e o escambau, me rendi a usar um selante.
Para não ser tão radical, coloquei o selante dentro da câmara de ar, pois o objetivo era acabar com os furos de espinhos (90% dos casos) e ainda não senti a necessidade de deixar uma pressão menor nos pneus (principal vantagem do tubeless, certo Andre?! rs).
Até aí sem novidades, o problema é que uso válvula presta (famoso bico fino) o que complica colocar o selante.
Existe a possibilidade de usar uma seringa, furar a câmara, encher com o selante e depois encher de ar e esperar o selante consertar o furo feito. Só precisa ser uma agulha grossa. As comuns não servem pois o selante é muito espesso.
Tive uma idéia (essa realmente eu não achei em site nenhum, é 100% minha...) e resolvi executá-la. E como deu tudo certo, segue o passo a passo:
Primeiro desparafuse a trava da válvula presta. Eu usei um alicate e foi bem fácil. Lembrando que o pneu deve estar cheio para facilitar o trabalho!
Sem a trava da válvula, amarre uma linha na ponta como a foto acima e comece a murchar o pneu. Repare que NÃO é para tirar o anel que mantém a válvula fora do aro!
 Com o pneu murcho, empurre a válvula completamente para dentro da câmara e coloque um pouco de linha para dentro. Assim quando o selante entrar ele empurra ainda mais a válvula e ela não impede a entrada do líquido.
Junto com o selante vem uma mangueira para facilitar a colocação do líquido no pneu. O problema é que a mangueira encaixa bem em uma válvula comum, então é preciso colocar uma fita crepe para "engordar" a válvula presta e vedar bem a colocação da mangueira.
Se fizer tudo certo, deve ficar desta forma!

Aí é só colocar o selante. Para a quantidade, eu usei a seguinte regra: no pneu tubeless, é recomendado cerca de 100 ml, ou seja, metade deste tubo aí de cima. Só que o selante precisa vedar toda a volta do pneu montado na roda. Como não iria precisar disso (já que eu estava colocando dentro da câmara), adicionei apenas uns 70 ml do slime. Daqui uns 6 meses eu posto o resultado da experiência!
Colocado o selante, vem a parte legal... puxar a linha e ver a ponta do miolo da válvula. Se nesta hora a linha arrebentar ou o nó soltar, vai ser preciso tirar a roda, desmontar o pneu e com a câmara na mão achar o miolo da válvula e conduzí-lo até o bico. Fiz isso a primeira vez e funciona, mas é um saco. Por isso capriche no nó e use uma linha de boa qualidade. Dá menos trabalho!

Como aqui deu tudo certo, olha o miolo da válvula de volta! O primeiro procedimento é limpar bem ele e colocar a trava de volta. Com cuidado para não deixar ele cair, pois eu amarrei bem na ponta pra facilitar a volta e com isso tive que soltar a linha ANTES de colocar a trava!
 Trava colocada, agora é só tirar a fita crepe, encher o pneu e curtir as quase 300 g a mais de peso (selante nas rodas dianteira e traseira) e a facilidade e não parar mais para trocar pneu. Pelo menos não até uma câmara explodir e rasgar, certo Thiago!?! rs

Aqui em cima já com pneu cheio e calibrado!
09/07/2012: Segue o link das impressões depois de alguns meses de uso <clique aqui>

3 comentários :

Anônimo disse...

Olá! Tentei fazer o mesmo processo, mas a válvula não afundou muito, parou logo depois, e o selante não entrou. Quando você fez a válvula afundou mesmo, tipo, de se perder dentro da câmara? Obrigado!

Mosca SS disse...

Olá,
Se você tirar o parafuso da válvula como mostrei ela vai cair dentro da câmara. Não dá pra perder ela, pois ela é grande e você acha com os dedos, mas a linha amarrada nela é fundamental para facilitar na hora de retornar ela para o lugar. Para funcionar bem ela precisa afundar completamente para desobstruir a passagem para o selante. dê folga na linha. A própria pressão do selante deve empurrar ela totalmente para dentro e se você amarrou bem a linha da ponta, não terá problemas para trazer ela ao local.

luciano santos disse...

Como toda grande solução, a idéia é simples e genial. parabéns.